Como se perdoar por um erro do passado?

Perguntado por: bvilela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Descubra por que o autoperdão pode ser benéfico e explore algumas etapas que podem ajudá-lo a aprender a perdoar a si mesmo

  1. Entenda suas emoções. ...
  2. Os 4 R's do Autoperdão. ...
  3. Entenda suas emoções. ...
  4. Aceite a responsabilidade por suas ações. ...
  5. Trate-se com bondade e compaixão. ...
  6. Expresse remorso por seus erros. ...
  7. Aprenda com a experiência.

Perdoar a si mesmo significa liberar-se dos sentimentos de culpa, arrependimento ou vergonha que você tem por algo que fez ou deixou de fazer no passado. Isso envolve reconhecer que todos cometemos erros, aceitar sua capacidade de falhas e ter compaixão por si mesmo.

Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22). Perdoar a si mesmo é também um ato de amor com nós mesmos. Ao mesmo tempo, é um momento de pedirmos perdão ao irmão que atingimos com nossa atitude/ação.

Esse é um sintoma do perfeccionismo, da auto cobrança. Sintomas que te impede de cometer erros, magoar alguém, entre outros. A psicoterapia, acompanhamento psicológico, poderá te ajudar a trabalhar esses sintomas, então você conseguirá se perdoar.

Faça meditação. Quando os pensamentos torturantes do passado começarem, tente pausar o que está fazendo e arejar a cabeça. A meditação é ótima para isso, já que limpa e organiza os pensamentos, ajudando a ficar mais calmo. Treine técnicas de respiração, se concentre em seu bem-estar e seja feliz!

Como se perdoar

  1. Pare de racionalizar ou justificar o que aconteceu. ...
  2. Tente entender suas motivações. ...
  3. Reconheça a diferença entre culpa e vergonha. ...
  4. Considere como você pode ajudar a perdoar. ...
  5. Concentre-se em aprender com a experiência. ...
  6. Compreenda seus sentimentos e emoções.

“Senhor nosso Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse dia de vida, por mais uma oportunidade de viver em Sua presença. Gostaríamos de começar pedindo perdão por nossos pecados, pelas coisas que fazemos todos os dias que não Te agradam.

O mesmo orgulho também nos impede de pedir perdão quando cometemos algum erro. A falta da capacidade de perdoar ou de pedir perdão está longe dos preceitos de Deus para nossas vidas. Portanto, quando você é orgulhoso, involuntariamente você se afasta de Deus.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

Quando o sujeito diz que não consegue se perdoar, ele está revelando a existência de uma divisão em sua personalidade: de um lado, a parte que cometeu o ato inadequado e, do outro, a parte que olha para a primeira e diz: “Isso é imperdoável”. Freud chamou essa segunda parte de “superego”.

Perdoar é muito importante porque nos livra da raiva, rancor, tristeza e outros sentimentos desagradáveis. Ao realizar o ato de perdoar, tem-se uma oportunidade de se libertar das amarras que trazem peso negativo para nossas vidas. É um símbolo de inteligência emocional e, em muitos momentos, de amadurecimento pessoal.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior.

De fato, perdoar não é uma coisa muito fácil, mas, também, não é nada impossível. Quem perdoa é humilde de coração. É sinal de que entendeu a mensagem de Jesus, pois o Seu maior exemplo neste mundo foi dado no alto da cruz, ao rogar para seus algozes: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".

Conselhos para perdoar os erros do passado

  1. Procure (e encontre) o lado positivo. Diferentemente do que se crê, sempre há algo bom em cada acontecimento. ...
  2. Determine o porquê do perdão. ...
  3. Ame-se acima de tudo. ...
  4. Pense no futuro. ...
  5. Comece do zero. ...
  6. Cresça espiritualmente. ...
  7. Aprecie sua vida atual.

Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22).

A seguir, os três especialistas dão mais dicas para promover um armistício.

  1. RECONHEÇA O ERRO. Seja humilde e assuma a responsabilidade pelo que houve explicitando que tem conhecimento de que causou sofrimento. ...
  2. TRANSMITA BOAS INTENÇÕES. ...
  3. MOSTRE QUE VOCÊ FAZ QUESTÃO. ...
  4. SEJA E PAREÇA SINCERA. ...
  5. ESCOLHA AS PALAVRAS.