Como se pega vulvovaginite?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4 / 5 5 votos

A vulvovaginite pode ser causada, por exemplo, pelo contato com vírus, bactérias e fungos diversos, como o fungo causador da candidíase. Infecções por parasitas, como o trichomonas vaginalis, também podem causar a vulvovaginite.

No caso da vulvovaginite por bactérias, é normalmente indicado o uso de pomadas com Metronidazol, enquanto que na vulvovaginite por fungos pode ser recomendada a pomada com Miconazol ou Clotrimazol.

Quais são os tipos de vulvovaginites ?

  • Vaginose Bacteriana. A vaginose bacteriana é a mais frequente. ...
  • Candidíase. A candidíase é um tipo de infecção bastante comum também. ...
  • Tricomoníase. ...
  • Vaginose citolítica. ...
  • Vaginite inflamatória descamativa. ...
  • Vaginite aeróbia.

O diagnóstico da vulvovaginite é feito por meio da análise dos sintomas da paciente. Uma amostra da secreção vaginal pode ser coletada para avaliação laboratorial.

A tricomoníase, provocada por um parasita, Trichomonas Vaginalis, é uma infecção transmitida sexualmente que causa um quadro sério de vulvovaginite. Outro sinal que indica a condição é o corrimento amarelado ou esverdeado que sai em grande quantidade, bolhoso e com forte odor.

TRATAMENTOS E CUIDADOS
Para o tratamento correto da vulvovaginite e da vulvite, a mulher deve realizar uma consulta com o médico ginecologista. As principais indicações são medicamentos orais e mudança de hábitos. Evite passar cremes cicatrizantes na região da vulva e da vagina pois isso pode piorar a inflamação.

O exame de vulvoscopia analisa, com o auxílio de uma instrumento chamado colposcópio, a parte externa da vulva, que engloba: a região pubiana, clitóris, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, introito e a região perineal. O exame permite a identificação de diversas lesões.

O que fazer: ao surgirem os sintomas é necessário consultar um ginecologista para avaliar a história clínica, fazer exame ginecológico e, em alguns casos, realizar exames de sangue. O médico poderá receitar medicamentos específicos, dependendo do tipo de infecção, porém é importante manter hábitos de higiene adequados.

Banhos de assento com sal grosso ou 3 colheres de sopa de vinagre de maçã podem ajudar bastante no alívio dos sintomas. É importante também priorizar o uso de calcinhas de algodão, vestidos e saias, pois proporcionam ventilação na região genital e reduzem, assim, o risco de piora do quadro de vulvovaginite.

A candidíase vulvovaginal ocorre devido à infecção genital causada pelo fungo do gênero Candida. Esses fungos podem ser comensais e presentes na flora vaginal normal das mulheres. No entanto, nas vulvovaginites, é alterada a microbiota fisiológica vaginal, a qual se constitui, principalmente, por Lactobacillus.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

1 – Hemorragias, manchas e corrimentos
Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.

Vulvovaginites e vaginoses são causas muito comuns de corrimento vaginal patológico, e um dos principais motivos pelos quais as mulheres procuram o ginecologista. Podem causar desconforto vaginal, e impactar de forma negativa na qualidade de vida, atrapalhando por exemplo sua vida sexual.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

Clotrimazol creme vaginal - 10mg/g
O produto pode ser aplicado também na área externa da vagina (grande lábios e vulva), além da região peniana do parceiro, para aliviar os sintomas de coceira e desconforto.

O que fazer em caso de suspeita de candidíase?

  1. 1.Coceira intensa na região genital. ...
  2. 2.Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
  3. 3.Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
  4. 4.Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado. ...
  5. 5.Dor ou queimação ao urinar. ...
  6. 6.Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

— O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

2) HIGIENE VAGINAL
A resposta é não! A vagina, quando saudável, possui um pH naturalmente ácido e muitas bactérias boas para ajudar a lutar contra infecções. Acontece que maioria dos sabonetes contém componentes químicos e perfumes capazes de alterar o pH vaginal, nos deixando mais suscetíveis a infecções.

Gynopac (tioconazol, tinidazol e secnidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites (infecções e inflamações da vulva – região externa dos genitais femininos - e da vagina) causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.