Como se pega toxoplasmose de cachorro?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose. Não existe vacina contra a toxoplasmose.

Vários animais domesticados e de produção podem ser transmissores; os mais conhecidos são os gatos, mas a lista inclui bovinos, suínos, caprinos, aves, animais silvestres. Transmissão: O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados.

Salmonela

Salmonela e E. coli são outras doenças que gestantes podem pegar pelo contato com animais domésticos como cães, gatos, tartarugas e aves. A salmonela é um tipo de bactéria que provoca infecções alimentares, muitas vezes seriíssimas.

Crianças e gestantes devem evitar o contato com animais de estimação: mito! Conviver com animais de estimação é muito benéfico e estando a grávida, não há porque evitar a convivência se o bebê e o pet estão com a saúde em dia. Os pets ajudam a desenvolver a curiosidade, dão segurança e muito amor!

Logo, é importante ficar atento aos locais que o cachorro tem acesso, pois o contato com superfícies contaminadas com o protozoário Toxoplasma Gondii oferecem um alto risco para a saúde do animal. O mesmo vale para a ingestão de carnes cruas que estejam infestadas com os parasitas causadores dessa doença.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

A toxoplasmose em cães é uma doença adquirida através do ciclo extra-intestinal, passando do trato intestinal para a corrente sanguínea, alcançando os órgãos e tecidos causando reações inflamatórias e imunológicas.

A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, exceto na gravidez. Os cistos saem nas fezes dos felinos cerca de 10 dias após a infecção e, no ambiente, levam de 1 a 2 dias para se tornar perigosos, podendo se manter assim por até 1 ano.

Transmissão: As principais vias de transmissão são a oral e congênita. A via oral consiste na ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida, que não teve o processamento térmico adequado. A congênita consiste na transmissão da doença adquirida pela mãe, durante a gestação, ao feto, via transplacentária.

A maioria das pessoas infectadas sem sintomas e com um sistema imunológico saudável não requer tratamento. Pessoas com sintomas de toxoplasmose podem ser tratadas com pirimetamina, sulfadiazina e leucovorina.

Mulheres grávidas e animais de estimação podem conviver muito bem durante todo o período de espera do bebê. Há pesquisas que indicam, inclusive, que boa parte das gestantes que têm cães em casa acabam fazendo mais atividades físicas durante o período de gravidez, justamente por causa dos passeios diários com o animal.

Pode e deve! Um bom banho sempre é bem-vindo! A rotina de higiene da cadela grávida deve seguir normalmente, ela precisa se proteger de parasitas e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Mas é muito importante que o banho seja realizado com muita calma e carinho!

6 doenças que podem ser transmitidas pelos cachorros

  1. Micose. ...
  2. Leptospirose. ...
  3. Doença de Lyme. ...
  4. Larva migrans. ...
  5. Raiva. ...
  6. Infecção por Capnocytophaga canimorsus.

Na verdade, a intencionalidade de cruzar cachorro mãe e filho de forma forçada, além de cruel e visar apenas o lucro, pode acarretar complicações genéticas. Isso acontece porque o filhote tem maior probabilidade de adquirir doenças ou apresentar deficiências, como consequência de um organismo mais frágil.