Como se pega reumatismo?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

As causas do reumatismo estão relacionadas a fatores genéticos. No entanto, a artrite reumatóide pode ser causada por infecções virais e bacterianas, já que os vírus e bactérias podem desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico quando caem na corrente sanguínea.

Quais os sinais de reumatismo?

  • Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

As causas do Reumatismo
As causas para as doenças articulares podem estar relacionadas a fatores genéticos, infecções virais e bacterianas, traumas, hábito de fumar e, inclusive, ao envelhecimento devido ao desgaste das cartilagens. Desta forma, as doenças reumáticas são muito mais comuns com o avançar da idade.

As causas do reumatismo estão relacionadas a fatores genéticos. No entanto, a artrite reumatóide pode ser causada por infecções virais e bacterianas, já que os vírus e bactérias podem desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico quando caem na corrente sanguínea.

Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.

Não importa se é uma mochila ou bolsa, carregar peso em excesso pode causar dor no pescoço e nas costas. Carregar um objeto pesado em um só ombro atrapalha o equilíbrio ao caminhar, estira os músculos e sobrecarrega as articulações. O estresse predispõe à inflamação e prejudica o controle da dor.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

O que não comer em caso de reumatismo
Carne, vísceras, frango e outras carnes de animais jovens como cabrito, leitão e vitela; Mariscos, anchovas, sardinhas e outros peixes gordos; Espargos, feijão, lentilhas, couve flor, cogumelos, e. Bebidas alcoólicas.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).

Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho. Porém, só será considerado incapacitado para o trabalho quando há um limitação física para o trabalho que a pessoa exerce.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

As doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. . O termo reumatismo não significa uma doença específica, mas sim um grupo de doenças que abrange mais de 100 enfermidades, que possuem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica.

Como é a Vida da Pessoa com Reumatismo
Em geral, elas causam dor, enrijecimento das articulações, cansaço ou frustração, e muitas vezes, vários desses sintomas podem aparecer juntos. O problema da dor dos reumatismos é que ela pode durar muito tempo. Conviver com essa dor dia a pós dia é muito difícil.

É importante que o reumatismo no sangue seja identificado e tratado de acordo com a orientação do infectologista ou clínico geral para garantir a eliminação da bactéria, o que pode ser feito com antibióticos, anti-inflamatórios ou corticoides.

A dor nas pernas, mal localizada, não traumática, e recorrente ou persistente, é queixa clínica comum no consultório de reumatologia. A ela se refere condições que provocam sintomas desconfortáveis variados, situados em área ampla, do quadril até a parte final das pernas.

Dor é o principal sintoma do reumatismo
Durante uma consulta, é preciso que o especialista avalie a causa da dor para oferecer o tratamento mais adequado, já que a dor presente no reumatismo também é sintoma de outros problemas articulares e ósseos.