Como se pega queilite angular?

Perguntado por: eportela6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Acúmulo de saliva nos cantos da boca. Chupar o dedo. Dentaduras mal ajustadas. Algumas condições genéticas, como a síndrome de Down e a síndrome de Sjögren.

A queilite angular, popularmente conhecida por boqueira, é uma feridinha no canto da boca que pode ser causado por fungos ou bactérias e que se desenvolve devido à presença de umidade e que pode ser transmitida pela saliva.

Em casos de infecções mais graves, costuma ser recomendada a aplicação de uma pomada com antibiótico, capaz de eliminar os microrganismos da ferida e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de cicatrização. Lembre-se apenas de seguir as recomendações do especialista para aplicar corretamente.

Pode também estar acompanhada de dor e coceira. Esta condição pode perdurar desde apenas alguns dias até anos. É um tipo de queilite (inflamação dos lábios) e representa a segunda principal causa de infecção dos lábios. Pode ser causada por infecção, irritação ou alergias.

A queilite actínica é provocada pela exposição solar sem proteção – não é à toa, portanto, que se trata de uma lesão que pode evoluir para o câncer. Já a queilite de contato se deve a reações alérgicas a determinadas substâncias químicas.

Como evitar a queilite angular (boqueira) corretamente
Manter uma boa ingestão de líquidos; Evitar ficar passando a língua nos lábios, uma vez que a acidez da saliva pode piorar o quadro. Não compartilhar objetos e produtos de uso pessoal, como cosméticos, copos, garrafas de água e escovas de dentes.

Você pode prevenir a queilite com produtos protetores para os lábios. Para lábios com microfissuras, procure um cuidado labial nutritivo, calmante/protetor como oCICAPLAST Lábios. Evite lamber ou cutucar os lábios. A queilite angular é uma condição distinta em que uma ferida se desenvolve no canto da boca.

O ideal seria procurar um especialista em Cirurgia bucomaxilofacial ou um estomatologista para um diagnóstico correto.

A feridinha no canto da boca costuma ser causada pela boqueira, ou queilite angular, e pode ser bastante dolorosa. Normalmente, essa condição tende a ter mais casos durante o inverno e inicialmente apresenta sintomas de inflamação e futuramente pode acontecer uma infecção de fungos ou bactérias.

A queilite angular (também chamada de boqueira, estomatite angular ou queilose angular) geralmente ocorre quando os cantos da boca ficam úmidos por um longo período. Quando a saliva seca, surgem o ressecamento e a irritação.

Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão. Se furadas, essas bolhas infeccionam e podem deixar cicatrizes nos lábios.

O diagnóstico da queilite actínica (QA) é possível através de exames histopatológicos e achados físicos. Geralmente, não há sintomas no indivíduo portador desta doença, porém em alguns casos há descamação intensa nos lábios, assim como dor, prurido e queimação.

A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

O tratamento da queilite angular consiste na aplicação de cremes antifúngicos após as refeições ou o uso de antibióticos, dependendo diretamente do caso do paciente. Também é importante corrigir a oclusão dos dentes e manter a higiene bucal.