Como se pega o papiloma vírus?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Como os HPV são transmitidos? A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Transmissão do HPV
Via de regra, o HPV é transmitido durante o sexo, seja ele vaginal, anal ou oral. Até mesmo a masturbação pode levar ao contágio. Esse vírus fica alojado em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Vulva, períneo, bolsa escrotal e região pubiana também podem alojar o HPV.

A principal forma de contágio é por secreções e fluidos corporais. Ou seja, o maior risco de contaminação ocorre por causa de relações sexuais desprotegidas. Vale dizer que não se sabe ao certo quanto tempo o HPV fica no organismo do homem.

Os tipos mais perigosos de HPV são aqueles que podem provocar lesões precursoras do câncer. Apesar disso, a maioria dos casos de infecção por papilomavírus causa lesões que são eliminadas pelo organismo de maneira natural. Apenas alguns casos provocam alterações a ponto de levar ao desenvolvimento de um tumor.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.

Sim, homens de qualquer idade podem pegar HPV, que na maioria das vezes é transmitido através do contato direto com pele e mucosas (como ocorre em qualquer tipo de contato sexual). Nos homens o HPV pode causar verrugas genitais e câncer de ânus, pênis, boca e garganta.

Quem tem HPV sente alguma dor? Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma. O que pode ocorrer em alguns casos de lesões subclínicas (as chamadas neoplasias intraepiteliais de colo de útero – NIC) é sangramento após a relação sexual.

Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.

Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos.

Quais os sintomas de HPV nos homens? Os homens também podem apresentar verrugas e lesões na região genital, principalmente no corpo do pênis, saco escrotal e ânus. Entretanto, as lesões são muito pequenas e, na maioria das vezes, não conseguimos enxergá-las. Por isso, é necessário a realização do exame de peniscopia.

Converse com seu parceiro(a) para procurar uma avaliação médica imediatamente e realizar o tratamento logo no início, receber todas orientações e informações, evitando problemas futuros. E você também procure sua ginecologista para esclarecimentos maiores sobre o assunto.

Sim, o HPV tem cura. Estar informado sobre sua transmissão, riscos e características, permite que a pessoa possa procurar auxílio médico periódico para realizações de exames preventivos, além de, caso ocorra a infecção, iniciar o tratamento o mais rápido possível, reduzindo as chances de complicações graves futuras.

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

Podemos concluir que, independente do subtipo, a cura do HPV só ocorre de forma espontânea. Não existem tratamentos ou remédios que ataquem diretamente o vírus, eliminando-o do organismo.