Como se pega o fungo?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

A formiga, então, gruda na nervura principal de uma folha e o fungo começa a crescer a partir da cabeça da formiga, criando uma espécie de antena com uma bola na ponta, que é o que chamamos de esporângio. É assim que o fungo faz para liberar pequenas partículas de reprodução, que são os esporos”, detalha.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

Se for superficial, cujos fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pelos ou nas unhas, podem durar um ou dois meses; já as profundas, as subcutâneas e as que se instalam em órgãos internos, podendo infectar órgãos, como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso, através da circulação ...

Os sintomas incluem manchas avermelhadas que descamam e causam coceira. Com o avanço da infecção, as fissuras resultantes podem liberar líquido e deixar a pele sensível e dolorida na área afetada.

Os fungos podem sofrer mutações e infectar humanos, sendo resistentes à temperaturas, antifúngicos e ao sistema imunológico.

De acordo com a forma que se alimentam, os fungos podem ser classificados em três diferentes grupos: fungos saprófagos: alimentam-se de organismos em decomposição. fungos parasitas: alimentam-se dos nutrientes dos hospedeiros. fungos predadores: alimentam-se de pequenos animais capturados.

Existem mais de 144 mil espécies de fungos, esses organismos pertencem ao Reino Fungi. Dentre essas espécies estão bolores, leveduras e cogumelos.

No caso das brancas, o ideal é deixar durante duas ou três horas em uma solução de água sanitária. "Nas coloridas, a gente usa um copo de suco de limão para não desbotar", declarou.

“A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.