Como se pega fungo na pele?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

As micoses são causadas pela proliferação de fungos na pele. Que podem A condição pode ser decorrente de baixa imunidade, calor e umidade, calçados apertados, passar muito tempo com roupa de banho molhada, andar descalço em locais úmidos, obesidade e ansiedade.

Possíveis causas da micose de pele

  1. Suor excessivo;
  2. Viver ou trabalhar em locais excessivamente quentes;
  3. Permanecer muito tempo ou andar descalço em locais úmidos;
  4. Ter problemas de circulação;
  5. Presença de infecções e lesões de pele não tratadas adequadamente.

Se for superficial, cujos fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pelos ou nas unhas, podem durar um ou dois meses; já as profundas, as subcutâneas e as que se instalam em órgãos internos, podendo infectar órgãos, como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso, através da circulação ...

Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

O exame micológico direto auxilia bastante o dermatologista na prática clínica. Ele serve para avaliar a presença de fungos na pele, nas unhas e nos cabelos. Tanto a pele quanto as unhas e os cabelos são habitados naturalmente por várias espécies de microrganismos, inclusive fungos.

Os fungos não possuem nenhum pigmento fotossintético, não formam um tecido verdadeiro, não apresentam celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores) e não armazenam amido como substancia de reserva. Na sua parede celular, há a presença de uma substância quitinosa.

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública devido à capacidade do microrganismo de resistir aos principais medicamentos antifúngicos. As infecções por C. auris têm surgido em todo o mundo, muitas vezes com alta morbidade e mortalidade associadas.

A micose é um dos problemas mais comuns na saúde humana. Isso porque ela pode aparecer praticamente em todas as nossas estruturas — e, se não tratada, tem o potencial de se espalhar pelo corpo.

Como eliminar o fungo
Caso ele já esteja presente no seu jardim, a sugestão da especialista é que você aplique um fungicida ou recorra a receitas caseiras com leite cru e detergente com óleo mineral.

Os fungos mais temidos do mundo
É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses.

O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS).

Os fungos gostam de calor e umidade. Nosso corpo já é quente e, se o deixarmos úmido, o ambiente se torna propício à proliferação dos fungos”, afirma a dermatologista Elisabete Rocha. Quem trabalha com água ou em ambientes úmidos e molhados, portanto, corre mais riscos.

Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.

Glúten; Carne vermelha, laticínios e gordura animal (manteiga, queijo, banha, etc); Açúcar refinado e doces; Óleos vegetais e frituras.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Utilizar roupas, meias e calçados de material sintético; Utilizar chuveiros públicos, lava-pés, piscinas ou saunas; Compartilhar alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas corretamente; Não enxugar a pele adequadamente, sobretudo entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.

E espécies de fungos (como Candida albicans, que pode causar sapinhos, infecções do trato urinário e infecções de fermento genital) podem sobreviver em tecidos por até um mês. Os vírus da gripe também podem sobreviver em tecidos e tecidos por 8-12 horas.

Os sintomas mais comuns são: gripe, desordens mentais, fadiga crônica, dor, edema, fadiga muscular, problemas para dormir, infecção em alguma parte do corpo, febre.

Continuar lendo Como se pega o fungo?