Como se pega bactéria no dente?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

As infecções, caracterizadas pela penetração e multiplicação de bactérias na gengiva ou nas estruturas do dente, têm diversos fatores desencadeantes. Entre os principais, certamente está a falta de higiene bucal.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.

Uma infecção dentária, ou abscesso dentário, é uma coleção de pus e bactérias no interior do dente ou gengiva. Sem o tratamento adequado, as infecções dentárias podem se espalhar para outras áreas do corpo, e isso pode levar a complicações graves e potencialmente fatais.

Com um canal ainda infectado por bactérias, a restauração definitiva será perdida porque o dente precisará ser “aberto” novamente para fazer a limpeza.

A endocardite é um processo infeccioso que pode começar no dente e chegar até o coração, levando à morte. Você pode estar se perguntando: “mas uma bactéria no dente pode matar?”. Infelizmente, sim. Um descuido com a saúde dos seus dentes pode fazer com que bactérias caiam na corrente sanguínea.

As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas bactérias podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal. Algumas bactérias (como Helicobacter pylori.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.

A dor que provoca é normalmente contínua, forte e difusa e agrava quando a pessoa se deita devido à maior irrigação cefálica. A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor. Assim, o dentista avalia as melhores condições de tratamento e entra com a medicação adequada para reduzir o quadro inflamatório a fim de conduzir a cirurgia da melhor maneira.

A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

Você já ouviu falar delas? As bactérias cromogênicas se formam com a junção da bactéria com a saliva. Em resumo, os resíduos de alimentos que ficam em nossa boca devido à má higienização geram a proliferação das bactérias que, em contato com a saliva, podem resultar nas cromogênicas.

Felizmente, a maioria dos antibióticos prescritos por dentistas e médicos não danificam estrutura e estética dental. Contudo, um antibiótico chamado tetraciclina, se ingerido na infância — especificamente na formação dos dentes permanentes — pode afetar a constituição do tecido ósseo.

O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso. O abscesso pode se formar rapidamente e, algumas vezes, ele se forma apenas um ou dois dias após a infecção começar.

É possível identificar a necrose pulpar por uma série de sintomas. Geralmente, o dente fica mais dolorido, principalmente durante a mastigação, e possivelmente com uma coloração escurecida.