Como se pega a urticária?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

De acordo com a causa, a urticária é classificada em: – induzida: quando um fator é responsável por desencadeá-la, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão); – espontânea: quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática.

O vírus herpes pode alternar forma latente e reativação tanto na primo-infecção assim como na reativação da infecção, podendo estar associado a urticária aguda ou urticária aguda recorrente5.

Alimentos dietéticos e adoçantes artificiais podem piorar certas urticárias. Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo. Em áreas maiores tome um banho frio.

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser: – aguda: quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas; – crônica: quando os sintomas duram por seis semanas ou mais. Pesquisas mostram que a forma aguda pode ser desencadeada por estímulos de origem imunológica ou não imunológica.

A urticária é uma dermatose bem comum, cerca de 20% da população apresenta pelo menos um episódio agudo da doença em sua vida. Cerca de 50% dos pacientes com urticária apresentam apenas lesões de pele, 10% apenas angioedema e 40% apresentam lesões de pele e angioedema juntos.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:

  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

Não existe um exame ou teste para confirmar o diagnóstico da urticária.

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Macarrão, frios, salsicha, queijos amarelos, nozes e amendoim. BEBIDAS: TEMPEROS: Refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas. Pimenta, Vinagre e Mostarda.

Aloe vera. Com agentes anti-inflamatórios, o gel da aloe vera também pode ajudar. Entretanto, ele também pode causar dermatite, então faça um teste na pele antes de aplicá-lo na urticária. Espalhe o gel na área afetada quantas vezes for necessário.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja.

O dermatologista encontra-se apto a realizar uma adequada investigação para identificar a causa do quadro de urticária (se houver), bem como a realizar o seu tratamento com controle dos sintomas, que podem ser bastante incômodos para os pacientes afetados por essa condição.

No caso da urticária nervosa, a irritação ocorre em regiões específicas devido a um quadro de grande estresse emocional. Essa reação do sistema imune provoca sintomas como irritação na pele, vermelhidão e/ou erupções cutâneas. Os sintomas surgem de repente e, normalmente, desaparecem em menos de 24 horas.

Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista. A histamina é uma substância produzida pelo próprio corpo para combater alérgenos e que, neste processo, desencadeia a inflamação da pele, coriza e irritação dos olhos.

Tipos de urticária

  • Urticária aguda. Costuma ser uma das mais simples de identificar. ...
  • Urticária crônica. Já o tipo crônico demora mais de mês para desaparecer e é desencadeado por estímulos físicos, como frio e calor. ...
  • Urticária colinérgica. ...
  • Urticária física. ...
  • Urticária ao frio ou ao calor. ...
  • Urticária aquagênica.

É comum que os pacientes de urticária tentem encontrar a causa da sua doença. Buscam entender se um alimento estaria desencadeando aquelas crises de coceira, fazem restrições alimentares, cortam o ovo, a carne de porco, leite e outros alimentos, mas não apresentam melhora, as coceiras não vão embora.

A pessoa com urticária começa a ter náuseas, vômitos, queda da pressão arterial, sonolência, palidez e dificuldade para respirar. Quando estes sintomas surgem, há que se procurar um Pronto Socorro imediatamente.

Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas. Contudo, na maioria das vezes, a alergia emocional se manifesta na pele. Isso acontece porque as terminações nervosas da derme são amis sensíveis às condições psicológicas.