Como se pega a foliculite?

Perguntado por: idias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Geralmente, a foliculite se desenvolve no local em que a pele está úmida ou irritada por fricção, como na pele sob equipamentos de esporte ou nas nádegas. Ou você pode desenvolver foliculite se: Tiver lesões na pele. Tiver certos problemas de pele, como acne.

Em geral, a condição se manifesta de forma leve, podendo ser tratada com cuidados básicos de higiene. Já os casos mais graves podem provocar perda definitiva dos pelos e cicatrizes permanentes (por exemplo, a foliculite queloidiana da nuca).

Geralmente de quatro a dez dias.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Ação Cicatrizante, Analgésica e Anti-inflamatória: A foliculite pode ser desconfortável e dolorosa, impactando o bem-estar da pele. Com sua ação cicatrizante, o sabonete de açafrão ajuda a promover a cura das áreas afetadas, aliviando a irritação e reduzindo a inflamação.

Ela pode ser causada por dois tipos de vírus diferentes: herpes simples Tipo 1 (HSV1) e o vírus do herpes simples Tipo 2 (HSV-2).

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Não se deve espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).

Qual remédio para foliculite capilar?

  • Cetoconazol.
  • Nebacetin,
  • Mupirocina.
  • Clindamicina.

A foliculite é parecida com a acne. Os pontinhos também devem ser espremidos? Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada.

A foliculite aparece como pequenas bolinhas vermelhas, podendo ter pontas brancas ou amareladas. Justamente, é isso que pode fazer com que você a confunda com espinhas. Essas bolinhas podem coçar e doer e, normalmente, a inflamação se cura sozinha.

Devido à alta frequência de resistência à penicilina, outros antibióticos como a dicloxacilina e a cefalexina são tratamentos por via oral de primeira escolha. A foliculite estafilocócica, particularmente no couro cabeludo ou no tronco, às vezes é persistente ou recorrente, apesar do tratamento.

Evite roupas muito justas e úmidas. O uso prolongado de roupas úmidas (como roupas de banho, biquínis e afins) também podem favorecer o surgimento da foliculite. Regiões do corpo que são quentes e úmidas são os locais preferidos de bactérias e fungos para a proliferação.

Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. São raros os casos deste tipo de foliculite que causam complicações. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos.

Tratamento caseiro para foliculite
Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Por conta da sua composição de ação antibiótica, a pomada Nebacetin pode ajudar no tratamento e alívio da inflamação dos folículos.

Foliculite capilar viral
O HPV é o responsável pelo condiloma acuminado, conhecido como “crista de galo”, e lesões precursoras de câncer de boca, garganta, ânus e colo do útero. Apesar de provocar verrugas na pele e mucosas, o HPV não está associado a nenhum tipo de foliculite capilar.

Em geral, foliculite bacteriana é causada por Staphylococcus aureus, mas ocasionalmente por Pseudomonas aeruginosa (foliculite da banheira de hidromassagem). Tratar a foliculite estafilocócica com loção ou gel de clindamicina a 1% ou lavagem com peróxido de benzoíla a 5%.

Continuar lendo Como se pega foliculite?