Como se pega a doença fogo selvagem?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Alguns estudos em andamento sugerem que o pênfigo foliáceo endêmico pode ser transmitido por mosquitos. Essa seria a explicação para os casos estarem mais concentrados nas áreas próximas às regiões de desmatamento do País.

O fogo selvagem é endêmico em áreas rurais da América do Sul, particularmente em certos estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e na Colômbia. Evidências epidemiológicas sugerem a presença de um fator ambiental, possivelmente um mosquito simulídeo (Simulium pruinosum).

O pênfigo foliáceo ou fogo selvagem é uma doença que manifesta-se por bolhas na pele, que se assemelham a queimaduras e podem se disseminar pelo corpo. Apesar de não ser contagioso, provoca preconceito, marginalização dos pacientes, compromete a qualidade de vida e se não for tratado adequadamente pode até ser letal.

Como a doença é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de contato direto ou de secreções respiratórias (disseminação aérea de partículas virais/aerossóis) e, raramente, através de contato com lesões de pele, é importante evitar ficar próximo de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de ...

O tratamento do pênfigo vulgar visa diminuir a produção de autoanticorpos patogênicos. A base do tratamento é corticoides sistêmicos. Alguns pacientes com poucas lesões podem responder à prednisona oral, 20 a 30 mg, uma vez ao dia, mas a maioria requer inicialmente 1 mg/kg, uma vez ao dia.

A nova lei lista as seguintes doenças como passíveis de aposentadoria por invalidez, com proventos integrais: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia descompensada, hanseníase, leucemia, pênfigo foliáceo, paralisia, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), nefropatia grave, ...

Os pênfigos são doenças de pele autoimunes, que tendem a cronicidade. Apesar de raras, podem incomodar bastante os pacientes acometidos. São caracterizadas por lesões bolhosas, divididas em 6 tipos diferentes: vulgar, foliáceo, herpetiforme, induzido por drogas, paraneoplásico e por IgA.

Doença autoimune de pele causa bolhas pelo corpo
Na doença popularmente conhecida como fogo selvagem, formam-se bolhas na pele e posteriormente lesões. Trata-se de um tipo específico, endêmico da América do Sul —inclusive Brasil, na região Centro-Oeste—, da doença autoimune chamada pênfigo.

Tipo sanguíneo
Pessoas com tipo sanguíneo “O” atraem duas vezes mais mosquitos do que pessoas com outros tipos sanguíneos, seja positivo ou negativo, de acordo com Camila Hoffman, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Essa é uma cultura popular que ganha muitas gerações ao longo da história no Brasil. Dentro da crença, acredita-se que o cobreiro é causado pelo contato com algum animal peçonhento como cobra, aranha ou ainda sapos.

Como tratar o cobreiro?

  1. Lavar as “pequenas bolhas” com água e sabão neutro sem esfregar;
  2. Usar roupas confortáveis que não pressionam a região lesionada;
  3. Utilizar apenas as pomadas prescritas por um médico para evitar a irritação da pele e prejudicar as vesículas.

Pênfigo vulgar, no qual, as bolhas são mais tensas, em geral, com conteúdo claro a levemente amarelado. Consulte seu dermatologista.

Pênfigo foliáceo é um distúrbio bolhoso autoimune em que a falta de adesão na epiderme superficial resulta em erosões cutâneas. O diagnóstico é por biópsia da pele e imunofluorescência direta. O tratamento depende da gravidade da doença, sendo feito com corticoide tópico ou sistêmico.

Auxílio-doença para portadores de doença autoimune
Quando isso ocorre, o paciente pode recorrer ao auxílio-doença. Trata-se de um benefício que corresponde a uma renda mensal que condiz a 91% do salário do paciente, mas é necessário pedir pelo site do INSS.

Penfigoide bolhoso algumas vezes responde à atividade anti-inflamatória de certos fármacos, como uma combinação de tetraciclina ou minociclina e nicotinamida. Outras opções de tratamento incluem a monoterapia com dapsona, sulfapiridina ou eritromicina. A imunoglobulina IV é utilizada ocasionalmente.

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

Ela acontece quando um órgão chamado pâncreas não consegue produzir uma substância chamada insulina, responsável por controlar o açúcar que circula no nosso sangue. Sem insulina, o sangue fica 'açucarado' além da conta.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.