Como se pega a doença de Gaucher?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Doença de Gaucher é hereditária, tanto o pai quanto a mãe são portadores da mutação no DNA e transmitem a herança genética ao filho. No entanto, é possível que a criança também se torne apenas mais um portador da mutação.

Tratamento da doença de Gaucher
Muitas pessoas com a doença de Gaucher tipo 1 e tipo 3 podem ser tratadas com terapia de reposição enzimática (imiglucerase), na qual enzimas são administradas por via intravenosa, geralmente a cada duas semanas.

A Doença de Gaucher é uma doença genética (hereditária) rara, existem 4.000 pessoas diagnosticadas no mundo e 12 em Mato Grosso.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Doenças genéticas e hereditárias podem ser causadas por uma mutação em um gene (distúrbio monogênico), por mutações em vários genes (distúrbio de herança multifatorial), por uma combinação de mutações genéticas e fatores ambientais, ou por danos aos cromossomos (mudanças no número ou na estrutura de cromossomos ...

No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com síndrome de Down — caracterizada pela presença de um cromossomo extra no vigésimo primeiro par — é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

Idade do pai é mais determinante que a da mãe na geraçãode filhos com problemas. Quando se trata de doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo.

“No Brasil, temos quase 900 pacientes diagnosticados. Mas é possível que outras pessoas sofram com ela, porque a detecção de uma doença rara nunca é fácil.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas raras causadas por deficiência na atividade de enzimas. Fazem parte do grupo de doenças dos erros inatos do metabolismo.

Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático.

São exemplos de doenças genéticas raras a atrofia muscular espinhal (AME), a distrofia muscular de Duchenne, a fibrose cística e a amiloidose.

O Projeto de Lei 6500/19 altera a legislação vigente para definir como doença grave a síndrome de Machado-Joseph, que se caracteriza por comprometer áreas do sistema nervoso, como as responsáveis pela coordenação motora, pela habilidade de engolir, pela visão e pela fala.

O baço é um órgão esponjoso e macio quase tão grande quanto o punho de uma pessoa que está localizado na parte superior esquerda do abdome, logo abaixo da caixa torácica. A artéria esplênica transporta o sangue proveniente do coração para o baço.

A doença de Fabry é uma doença transmitida por um cromossoma X defeituoso. Quando dizemos que o Fabry é uma doença transmitida de modo recessivo pelo cromossoma X, isso significa que para a doença se manifestar nas mulheres elas precisam receber os 2 cromossomas X defeituosos (um do pai e outro da mãe).

A doença de Pompe possui padrão de herança autossômico recessivo, isso quer dizer que bebê nasce com a doença quando herda duas cópias alteradas do gene GAA, uma do pai e outra da mãe (mutação em homozigose). Quando apenas uma cópia do gene alterado é herdada, a pessoa é chamada de “portadora”.

A insensibilidade congênita à dor ou analgesia congênita é uma condição genética que faz com a pessoa não seja capaz de experimentar a dor física.