Como se pega a bactéria salmonela?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Transmissão. A Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.

Como é feito o tratamento
Na maior parte dos casos não é necessário qualquer tratamento específico para a infecção por Salmonella, já que o corpo consegue eliminar a bactéria através da diarreia e/ou dos vômitos.

Os sintomas podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Os sorotipos mais importantes na transmissão da salmonelose de animais para humanos são Salmonella Enteretidis e Salmonella Typhimurium (WHO, 2005). A duração geralmente é de duas a quatro semanas, porém podem acontecer complicações, incluindo septicemia e artrite séptica.

“Das medidas de prevenção, podemos lavar frequentemente as mãos, evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, como as frutas. Mamão, tomate, peixes, ovos, leite. Se for consumir o leite, que pode ser também um vetor, melhor escolher o pasteurizado”, explica.

Para diagnosticar uma infecção por Salmonella, os médicos obtêm uma amostra de fezes, pus ou sangue ou usam um cotonete para obter amostra do reto. A amostra é enviada a um laboratório, onde a bactéria, se presente, pode ser cultivada. Identificar a bactéria em uma amostra confirma o diagnóstico.

Verifique se há a presença do selo SIF e dados do produtor, como nome e CNPJ; Confira se não há rachaduras em nenhum deles; Dê preferência àqueles que estão sob refrigeração no mercado; Evite comprar ovos sujos.

Os alimentos devem ser consumidos em pequenas porções, e a ingestão de água é muito importante, assim como bebidas isotônicas para repor a perda de eletrólitos e de glicose. Estudos do Centro Médico Hershey da Universidade Penn State recomendam a dieta BRAT (banana, rice, applesauce and toast), em inglês.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Vale ressaltar que a principal forma de se evitar a contaminação dos alimentos é com a correta higienização¹. A Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae responsável por causar a grande parte das intoxicações alimentares, e em casos raros, provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A salmonelose é transmitida, principalmente, por meio da ingestão de alimentos e água contaminada. Os alimentos de origem animal podem conter a bactéria Salmonella já em sua origem, uma vez que animais infectados podem levá-la para os alimentos derivados deles.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

Moscas e baratas, ao se alimentar de fezes de pessoas infectadas, também transmitem a parasitose a outras pessoas, defecando sobre os alimentos ou utensílios. Outra forma de transmissão é através do contato das patas sujas de fezes.