Como se pega a bactéria Escherichia coli na urina?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Esse tipo de infecção ocorre uma vez que a bactéria intestinal entra em contato com o sistema urinário. Muitas vezes essa transmissão ocorre por fatores de higiene, quando a mesma não ocorre da maneira correta após o uso do banheiro (higiene de frente para trás).

As infecções do trato urinário são a infecção mais comum causada por E. coli e as pessoas também podem desenvolver infecções intestinais ao comer alimentos contaminados (como carne moída mal cozida), tocar em animais infectados ou engolir água contaminada.

A bactéria mais frequente na infecção urinária é a Escherichia Coli e faz parte da flora intestinal normal. Podemos assim constatar como são importantes os hábitos de higiene adequados para a prevenção das infecções urinárias.

De acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), 2018, os antimicrobianos testados foram ciprofloxacin, norfloxacin, sulfazotrim, nitrofurantoína, ampicilina, amoxicilina + ácido clavulânico, cefalotina, ceftazidima, ceftriaxona, cefepime, imipenem, ertapenem, amicacina e gentamicina.

O tratamento é feito com antibióticos. Em casos menos comuns, quando a bactéria migra para o rim, há uma infecção mais séria, chamada pielonefrite - se não combatida adequadamente, é possível que ela acabe gerando uma doença renal crônica. "Em algumas situações, a infecção urinária por e. coli pode ser tratada em casa.

6 – Escherichia coli (E.
Esta bactéria é inofensiva enquanto está no intestino humano. Contudo, pode causar sérios problemas quando em contato com outros órgãos, levando a infecções alimentares, assim como meningites e infecção urinária.

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Esta bactéria coloniza o intestino de humanos poucas horas após o nascimento, permanecendo como comensal durante toda a vida. Porém é de conhecimento geral que estas mesmas bactérias podem causar doenças tanto no intestino (como as diarreias), quanto fora dele (como por exemplo a infecção urinária).

Uma vez dentro da bexiga, a urina é eliminada através da uretra. As bactérias na bexiga provocam a infecção, que poderá chegar até os rins e se espalhar por todo o corpo se não for tratada de forma adequada. A doença bacteriana pode atingir pessoas de todas as idades e sexos.

Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Bactérias sobrevivem até 48 horas.

Caracterizam-se pela invasão de microrganismos pela via urinária, podendo ser classificadas em inferiores, atingindo uretra (uretrite) e bexiga (cistite, infecções não complicadas), e superiores, alcançando ureteres e rins (pielonefrite, infecções complicadas). As ITU podem se manifestar em qualquer idade.

Os sintomas mais comuns incluem diarreia profusa ou disenteria (as fezes geralmente são mucóides e sanguinolentas), arrepios, febre, dores de cabeça, mialgia e cólicas abdominais. E. coli O157:H7 foi identificada como bactéria patogénica em 1982 quando foi associada com dois surtos de colite hemorrágica.

Introdução: A ITU é caracterizada pela multiplicação bacteriana com invasão dos tecidos em qualquer parte do aparelho urinário, sendo mais frequente em crianças e adultos do sexo feminino, podendo ser sintomáticas ou assintomáticas, identificadas pela existência de bactéria na urina em concentração superior a 100.000 ...

Pseudomonas Aeruginosa. Identificada em 1882, esta bactéria é altamente resistente a muitos antibióticos e as infecções causadas por ela podem levar à morte1.

Nos casos de infecção pela bactéria Escherichia Coli é comum que seja feita a intervenção com o uso de antibióticos. Além disso, existem medicações analgésicas para o alívio dos sintomas.

A principal dica é beber bastante água. Isso ajuda a expelir bactérias e impurezas da bexiga e da uretra. Cuidado com a higiene e as roupas íntimas também são formas importantes de prevenir a infecção urinária. No caso das mulheres, é necessário manter a região da vulva e do ânus sempre limpa, por meio de água e sabão.

O diagnóstico para identificação dos sorotipos de E. coli em pacientes com suspeita de infecção é feito através do exame de fezes, onde o foco pode ser a detecção direta de toxinas ou isolamento e identificação da E. coli por métodos moleculares e bioquímicos.