Como se pega a amigdalite?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

A amigdalite bacteriana não tratada pode ser contagiosa durante cerca de 2 semanas. No entanto, as pessoas com amigdalite bacteriana tratada com antibióticos geralmente tornam-se não contagiosas 24 horas após o início do tratamento.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

As complicações de amigdalite aguda normalmente estão associadas à etiologia bacteriana e incluem abscessos periamigdaleanos e parafaríngeos, adenite cervical supurativa, febre reumática aguda e glomerulonefrite.

As opções terapêuticas são: penicilinas (inclusive as aminopenicilinas: ampicilina e amoxicilina), cefalosporinas, macrolídeos e clindamicina [6]. Sulfonamidas, fluorquinolonas e tetraciclinas não devem ser usadas para o tratamento de faringite por S. pyogenes devido às elevadas taxas de resistência [7].

De acordo com a dentista, quase tudo pode ser passado pelo beijo, inclusive amigdalite bacteriana e mau hálito. Esse último, segundo ela, serve como uma alerta para não estabelecer contato. ;O cheiro ruim pode ser causado por alguma bactéria ou infecção. Se for o caso, é melhor manter distância;, adverte.

Durante a doença, ao tentar combater esses invasores, o organismo ativa um processo inflamatório, que faz as amígdalas incharem. Sendo assim, as consequências dessa inflamação podem variar de acordo com o tipo de amigdalite.

Como se prevenir?

  1. Evite ambientes com ar-condicionado, o vírus se propaga mais rápido e resseca as mucosas, diminuindo a resistência das amígdalas;
  2. Quando o seu caso for amigdalite bacteriana, tome os remédios prescritos pelo médico durante os dias determinados. ...
  3. Fique longe de cigarros.

A amigdalite viral é o tipo responsável pela maior parte dos casos. Em alguns casos, infecções fúngicas específicas também podem desencadear uma amigdalite, sendo mais raras do que as amigdalites que são causadas por vírus e bactérias.

A amigdalite, se não tratada, pode trazer algumas complicações secundárias, como febre reumática ou "reumatismo no sangue" (patologia que lesa o coração de forma grave, podendo também acometer outros órgãos e que ocorre nos casos de amigdalite bacteriana não tratada ou parcialmente tratada), surdez, problemas nos rins ...

O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

5 remédios caseiros para amigdalite

  1. Repousar. Pessoas com amigdalite devem descansar o máximo possível. ...
  2. Umidificador de ambientes. O ar seco pode irritar ainda mais a garganta e as amígdalas infectadas. ...
  3. Fazer gargarejo com água morna e sal. Esse remédio é antigo! ...
  4. Beber líquidos quentes. ...
  5. Própolis-verde.

No tratamento deste tipo de amigdalites, causadas por vírus comuns (rinovírus ou o adenovírus), controla-se a febre e a dor com anti-inflamatórios (como o paracetamol, ibuprofeno ou outros agentes não esteroides). Deve fazer-se também uma boa hidratação e repouso.

“A amigdalite é marcada por uma maior dor ao engolir, febre e mal estar geral. As faringites são mais brandas, com dor leve, tosse com secreção, sem febre e que pode evoluir para disfonia (enfraquecimento da voz, rouquidão)”, informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Gargarejo para remover e prevenir os cáseos
Fazer gargarejo com enxaguante bucal após as refeições é outra dica muito útil, já que os cáseos podem se formar a partir de resíduos de alimentos presos nas depressões do fundo da garganta. O mais recomendado é gargarejar com enxaguante sem álcool depois de comer.

A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar.

Causas da amigdalite de repetição
Alguns fatores podem nos tornar predispostos às amigdalites de repetição como fatores genéticos, doenças crônicas como a diabetes mellitus, obesidade, refluxo gastroesofágico e hipertensão, assim como os problemas no sistema imunológico.

Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.