Como se organiza a vida social e política da Mesopotâmia?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.

Seu mais importante rei foi Hamurábi (1728-1686 aC), que ampliou poderes econômicos e políticos na região, derrotando os vizinhos e dominando toda a Mesopotâmia, desde o golfo Pérsico até o norte da Assíria.

A religião na Mesopotâmia
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.

SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos. O rei residia no palácio (uma grandiosa construção).

Os Sumérios se organizavam politicamente em cidades-estados, que eram autônomas entre si, com leis, economia, administração e um governo próprio. Em comum, tinham o idioma. Muitas dessas cidades-estados disputavam por terras mais férteis, portanto, existiam pequenas guerras entre elas.

2 – Sacerdotes – eram os responsáveis pelos rituais religiosos e desfrutavam de alguns privilégios na sociedade. 3 – Militares – possuíam uma boa posição social, principalmente os que ocupavam posições de comando.

Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra).

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.

O poder dos faraós
Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó. Desta forma, muitas dinastias perduraram centenas de anos no poder. Na civilização egípcia, os faraós eram considerados deuses vivos.

Hamurabi nasceu por volta de 1810 a.C. e faleceu em 1750 a.C. Foi o sexto soberano da dinastia dos reis Babilônicos. Seu reinado durou mais de 40 anos e, apesar de suas conquistas militares, ele é lembrado pela sua interpretação de justiça que visava organizar o povo.

Política e religião se relacionam profundamente tanto no Egito quanto na Mesopotâmia e em Israel, sendo a religião a justificativa ideológica do poder autocrático das lideranças políticas que, por sua vez, privilegiavam os sacerdotes na organização da sociedade.

No antigo Egito a influência da religião na vida social e política também foi latente, apresentando, inclusive, muitas semelhanças com o homem primitivo em suas crenças. A imortalidade da alma e forma ritualística de enterrar seus mortos são uma delas.

escrita cuneiforme

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

Logo após o rei e seus familiares, a pirâmide social dos povos mesopotâmicos contava com uma classe intermediária integrada por nobres, guerreiros, funcionários públicos e sacerdotes que desempenhavam importantes funções próximas à manutenção do Estado.

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza- se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.

O tipo de organização política que substituiu as cidades -estados na região mesopotâmica foi a monarquia sob a forma de reinos ou impérios, melhor dizendo, as monarquias, a exemplo dos assírios, dos hititas e dos babilônios, no formidável império babilônico.