Como se morre eletrocutado?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, podendo também causar queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo a morte.

Se uma pessoa sofrer um choque-elétrico, as consequências podem ser diversas, dentre elas: Queimaduras; Contrações Musculares e Sistema Nervoso, podendo ainda afetar órgãos vitais, como o Coração e o Pulmão.

Se a corrente for aumentada para 0,01, poderá causar dores e espasmos musculares, não sendo, porém, fatal. Já uma corrente de 0,1 A pode levar uma pessoa a óbito, porque faz com que o coração bata de maneira irregular.

Eletrocussão é a morte por eletricidade porque a pessoa foi condenada à cadeira elétrica. Se não for judicialmente determinado, a morte não é por eletrocussão, e, sim, por eletroplessão.

Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.

Resposta verificada por especialistas. Não se deve dar água para beber quando a pessoa leva um choque elétrico, já que ela pode gerar uma espécie de "descarga interna'" no corpo, produto da estática que fica nele após o choque elétrico, o que pode gerar uma parada cardiorrespiratória.

Se a intensidade não for maior que 9 mA, o choque não apresenta graves problemas. Porém, se a corrente ultrapassa esse valor, as contrações musculares tornam-se cada vez mais fortes. Se a corrente chega ou ultrapassa 20 mA o perigo é muito maior mesmo que a vítima seja exposta por pouco tempo.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Além disso, o choque séptico provoca uma queda drástica e resistente da pressão arterial. Esse processo pode levar à disfunção ou falência múltipla dos órgãos e até mesmo à morte. No caso do sertanejo Maurílio, ocorreu falência de rins, pulmão, fígado e coração, segundo os médicos que trataram dele.

5 principais tipos de choque: sintomas, causas e tratamento

  1. Choque séptico. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Ao passar a corrente elétrica pelos músculos, ocorre tanto uma contração quanto um congelamento e é por isso que a pessoa não consegue largar do condutor quando tomada por uma corrente elétrica. A corrente pode queimar o tecido e provocar mau funcionamento de um ou mais órgãos internos.

Os efeitos dos choques vão desde o seu impacto direto, que pode causar feridas de entrada e saída, a queimaduras, paradas cardíacas, fraturas e até mesmo catarata e mau funcionamento dos rins, dependendo da intensidade e local atingido pela corrente elétrica.

O choque elétrico causa danos porque nosso corpo funciona como uma resistência à passagem da corrente elétrica. Quanto maior a intensidade dessa corrente, mais intensos serão seus efeitos prejudiciais ao organismo. Na verdade, muitos deles são fatais, porque provocam parada cardiorrespiratória.

Segundo o boato, o corpo tentaria "ajustar sua temperatura muito rapidamente" nessa situação, aumentando a velocidade com que o sangue chega na cabeça e favorecendo o rompimento de vasos. A fonte da alegação seria um professor de medicina dos Estados Unidos na Malásia, cujo nome não é identificado.

Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa
Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico.

Ao notar que uma pessoa está em estado de choque, é preciso chamar imediatamente o serviço de emergência e iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Alguns procedimentos recomendados são: Afrouxar suas roupas no pescoço, peito e cintura para facilitar a respiração e circulação; Deve-se observar o pulso da vítima.

Um estado de choque pode durar apenas algumas horas ou até dias, dependendo da pessoa.