Como se locomovem as tartarugas terrestres?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Ao contrário das nadadeiras de uma tartaruga marinha, as tartarugas têm pés semelhantes a um taco e viajam lentamente pela terra.

As patas traseiras do jabuti tem um formato cilíndrico, que lembram as patas de um elefante. Em razão dos membros curtos e o peso do casco, jabutis são famosos por mover-se lentamente.

A grande diferença entre elas é que as tartarugas marinhas têm barbatanas para nadar (e custa-lhes muito andar em terra) e as tartarugas terrestres têm patas (e não gostam muito de água).

Como outros répteis terrestres, as tartarugas terrestres vivem geralmente em áreas quentes do mundo e são herbívoras. Ao contrário das nadadeiras de uma tartaruga marinha, as tartarugas têm pés semelhantes a um taco e viajam lentamente pela terra.

CamaleãoCascavelCobra Cipó
Cobra D'águaJararacaJibóia
Jabuti-tingaJacaré AçuLagartixa
Jacaré de papo amarelo

OS ANIMAIS QUE VIVEM EM TERRA FIRME SÃO CHAMADOS DE TERRESTRES. ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO.

As tartarugas podem encontrar-se em todos os continentes, fora das regiões polares. Vivem em florestas tropicais, lagos e pântanos, e também em desertos, zonas de água salobra e nos oceanos. As espécies aquáticas vivem em lagos, pântanos e rios pelo mundo fora, enquanto as terrestres habitam zonas áridas.

Assim como os cavalos, a zebra possui cascos designados para a migração rápida e de longa distância do animal. Um animal social, ele viaja em manadas cujas características podem variar de acordo com cada espécie.

Animal vertebrado do filo dos cordados, da classe dos répteis e da ordem dos quelónios. Todos os membros deste grupo primitivo, quase imutável há 200 milhões de anos, são répteis de corpo maciço protegido por uma carapaça e um plastrão, geralmente muito espessos e rígidos.

Na natureza, esses animais se alimentam de muitas frutas, folhas verdes e legumes, ingerindo apenas uma pequena quantidade de proteínas encontradas em insetos ou mesmo em restos de presas deixadas por predadores.

Enquanto as tartarugas vivem sempre na água, o jabuti vive exclusivamente na terra. Por isso, esse simpático réptil não vai precisar das características hidrodinâmicas. Seu casco é mais alto, grosso e pesado, o que deixa o jabuti bastante lento. Suas patas também são completamente adaptadas para a terra.

No caso dos quelônios terrestres, essas membranas não existem e as patas têm forma de tuboe, são mais grossas, firmes e os dedos são mais desenvolvidos. Outra diferença é em relação as unhas. No animais de terra, elas são mais curtas e atrofiadas, já nos aquáticos as unha são compridas e acabadas em ponta.

Não conseguem se esconder no casco
Algumas espécies de quelônios podem retrair seus membros e sua cabeça para dentro casco quando enfrentam perigo. No entanto, as tartarugas marinhas não conseguem fazer isso. Elas também não conseguem deixar seus cascos, como algumas pessoas acreditam.

As tartarugas terrestres seguem uma alimentação principalmente vegetariana, à base de folhas, talos, raízes, flores, sementes e frutos que encontram na natureza. Também podem comer, segundo a espécie e de forma ocasional, insetos, vermes-da-terra, lesmas, caracóis, gafanhotos, etc.

De acordo com os autores do trabalho, o que orienta esses animais é o campo magnético da Terra. “As tartarugas marinhas migram por muitos quilômetros de oceano antes de retornar ao ninho, no mesmo trecho do litoral onde foram chocadas.

A TARTARUGA É UM RÉPTIL CUJO CORPO É COBERTO POR UM CASCO. AS TARTARUGAS SÃO FAMOSAS POR SE MOVIMENTAR LENTAMENTE.

Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol, do sombreamento e do regime de chuvas e maré onde os ovos foram depositados.

Répteis. O termo réptil (Em latim: reptum = rastejar), deve-se ao fato de seus representantes possuírem patas curtas, e por isso, parecem rastejar quando se locomovem, como os jacarés, os lagartos, as tartarugas, os cágados e os jabutis.

Os animais que vivem em terra firme são chamados de terrestres. Eles se locomovem andando, correndo, saltando, rastejando ou voando. Os animais que vivem na água dos mares rios e lagos são chamados aquáticos. Eles se locomovem principalmente nadando.

Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos curtos e numerosos, enquanto os flagelos são estruturas mais longas e que, geralmente, ocorrem em menor número.

A contração muscular permite que os músculos tracionem os ossos ao qual estão conectados, permitindo assim a movimentação.