Como se livrar do rancor?

Perguntado por: oaguiar6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

O fato de ser rancorosa, na maioria das vezes está ligado com situações que aconteceram no seu passado, algum trauma que o fez ficar com essa crença de ser rancorosa. Para melhorar, é importante fazer psicoterapia para identificar da onde vem essa característica e trabalhar as casas delas e sintomas.

Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.] Não erguemos a mão contra eles, mas estendemos a mão da amizade para eles, se quiserem arrepender-se de seus pecados, achegar-se ao Senhor e viver.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

rancoroso | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Sentimentos como mágoa, rancor, ódio e angústia quando não resolvidos geram ressentimentos, que por sua vez podem causar depressão, tristeza, transtorno de ansiedade e até dificuldade para se relacionar com outras pessoas.

A mágoa, quando retida, interfere no sono, por exemplo, uma vez que ficamos remoendo a situação que gerou esse sentimento e temos grande dificuldade de relaxar. Algumas pessoas, além de ficarem relembrando o episódio doloroso, também planejam vingança aos envolvidos, inclusive. Coisas que tomam tempo e energia delas.

Bem, a falta de perdão nos faz sentir torturados. O nosso coração fica escravo de um sentimento que vai nos corroendo por dentro. Todas as vezes que nos lembrarmos da situação ou nos depararmos com a pessoa que nos ofendeu, aquele sentimento vai aparece cada vez mais forte dentro de nós.

“Não guardar rancor é o mesmo que perdoar, só que sem a pompa”

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

O sentimento de ódio pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia. Procure um Psicólogo para te ajudar a lidar com esse sentimento, com essa pessoa.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

De acordo com o Dicionário Houaiss, raiva, enquanto sentimento, é um «acesso de fúria; arrebatamento violento» ou «sentimento de irritação, agressividade, rancor e/ou frustração, motivados por aborrecimento, injustiça ou rejeição sofridas»; rancor é a «mágoa que se guarda de uma ofensa ou mal que se recebeu; ...