Como se livrar do Oxiúrus?

Perguntado por: upadilha4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Uma única dose de mebendazol, albendazol ou pamoato de pirantel, repetida duas semanas depois, geralmente cura a infecção por oxiúros. Cremes e pomadas antipruriginosos, como vaselina fenicada, aplicados diretamente sobre a área perianal podem aliviar os sintomas.

“O ideal é que se utilize medicamentos com propriedades anti-inflamatórias e/ou cicatrizantes como o cloridrato de benzidamina, permanganato de potássio e o chá de camomila”, destaca Fabiana.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Esse medicamento imobiliza os vermes e parasitas e depois os mata. “Esses organismos são totalmente eliminados quando o medicamento é administrado nas doses adequadas”, afirma a farmacêutica Mayra Gabriela Bento Teixeira, coordenadora de Farmácia do Hospital Albert Sabin (HAS).

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.

A transmissão ocorre principalmente através da passagem dos ovos do verme de pessoa a pessoa ou através de objetos, água ou alimentos contaminados. A autoinfecção ocorre principalmente em crianças contaminadas, ao levarem a mão à boca após coçar a região anal.

Por atingir a região intestinal, tem-se como sintoma mais comum a coceira anal, especialmente no período noturno, pois é quando os vermes se movimentam entre o intestino e a região genital.

O tratamento das verminoses é bastante simples. Existem vermífugos específicos para o tratamento das verminoses, bastando tomar segundo a prescrição do médico. Alguns deles são polivalentes, isto é, agem contra diversos tipos de vermes.

Lavar com água e sabão, secar ao sol e passar à ferro são medidas suficientes para a higiene dessas roupas.

A reinfestação por oxiúros é comum, pois ovos viáveis podem ser excretados depois de 1 semana da terapêutica e ovos depositados no meio ambiente antes da terapêutica podem sobreviver 3 semanas. O tratamento da família inteira pode ser necessário porque infestações múltiplas dentro da casa são uma regra.

- O anal swab para a recuperação de ovos e fêmeas de Enterobius vermicularis (Oxiurus) da região perianal consiste no método mais eficaz para diagnosticar essa parasitose.

Medicamentos mais indicados: albendazol, tiabendazol, cambendazol, ivermectina e nitazoxanida.

As sementes do mamão são extremamente úteis. Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

O albendazol é um medicamento anti-helmíntico (helmintos são um tipo de verme) e antiparasitário de amplo espectro indicado para eliminar diversos tipos de vermes e parasitas, principalmente aqueles que vivem no intestino.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).