Como se livrar de uma dívida muito alta?

Perguntado por: eguterres6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

10 passos para sair das dívidas

  1. Anote seus gastos. Primeiro de tudo você precisa saber como está a sua vida financeira agora, neste exato momento. ...
  2. Organize suas dívidas no papel. ...
  3. Faça uma reunião em família. ...
  4. Corte gastos sem necessidade. ...
  5. Elimine as dívidas com juros altos. ...
  6. Negocie com quem deve. ...
  7. Tenha metas.

Tenho uma dívida muito alta no banco, o que posso fazer?

  1. Organize seu orçamento. Antes de tentar uma negociação, entenda quanto você está devendo e para qual instituição financeira. ...
  2. Economize. ...
  3. Faça renda extra. ...
  4. Negocie com a instituição financeira.

A principal dica sobre como sair das dívidas é acabar com os débitos que possuem juros maiores, como o cheque especial, trocando por dívidas mais baratas. Outra possibilidade é renegociar a dívida diretamente com o credor.

Existem duas maneiras principais de fazer essa troca: uma é renegociação com o próprio banco, tomando um empréstimo mais barato na instituição financeira com a qual você já tem relacionamento e onde deve a juros mais altos; a outra é por meio da portabilidade, que lhe permite migrar a dívida para outro banco que ...

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.

Cuidado com empréstimos e juros abusivos: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?” - Provérbios 22:26-27.

Mapeie todas as suas dívidas
Quando se está endividado, o primeiro passo para sair do vermelho é ter consciência do tamanho do problema. Portanto, liste todas as suas dívidas — atrasadas ou não. Por exemplo, parcelas nos cartões de crédito, prestações de financiamentos e empréstimos, carnês de lojas e contas da casa.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Quando o valor dos bens é equivalente ou maior do que o total devido, é suficiente para a justiça a penhora dos bens. Pode ser necessária a penhora de mais de um bem, para que o valor seja coberto. caso isso não ocorra, a justiça pode determinar um parcelamento.

COMO QUITAR DÍVIDAS POR A PARTIR DE R$ 50?

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome.
  2. Informe seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, faça o seu na hora. É gratuito!
  3. Confira as ofertas disponíveis para o seu CPF.
  4. Realize a negociação.
  5. Emita o boleto.
  6. Faça o pagamento das suas dívidas.

O primeiro passo do banco será a negativação do devedor, como forma de pressão para receber a dívida. Segundo passo, ele vai apelar para uma medida judicial, para tentar bloquear (penhorar) o dinheiro no banco. Depois, também por meio de medida judicial, o banco vai partir para bens como carros e imóveis.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela.

Quando a dívida é levada até o juiz, é possível que este determine meios para o devedor quitar a sua dívida, inclusive por meio de penhora de bens. Portanto, o banco pode pegar seus bens para quitar dívidas.

SPC e Serasa
Se você deixar de pagar um empréstimo pessoal, o banco também terá direito a incluir o seu CPF nos sistemas de proteção ao crédito. A Serasa é a empresa que atua diretamente nesse segmento e reúne a lista dos consumidores negativados. Essa lista é consultada principalmente pelas instituições financeiras.

Qualquer pessoa que estiver em dia com o pagamento das parcelas do financiamento e não estiver utilizando o FGTS para pagar o financiamento pode entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira para solicitar o congelamento da dívida por 60 dias.

Quando você atrasa o pagamento, esses juros começam a se acumular e ainda incidem multas sobre o valor. Com o passar do tempo, a dívida pode chegar a triplicar se você deixar acumular meses (ou anos) sem pagar as parcelas.

Senhor, quero sim pedir riqueza, prosperidade e dinheiro para viver bem. Pedimos, Senhor, que não nos deixes faltar o nada para viver bem e próspero. Senhor, aumenta em nós a confiança na tua providência e a boa sorte na vida. Senhor, tire a ansiedade e o medo de que nos falte algo para o dia seguinte.

Eu te agradeço de antemão Tuas bênçãos. Que Deus Pai entregue agora mesmo à pessoa que lê isto, a abundância e misericórdia para o cancelamento de todas as suas dívidas e cargas econômicas, que floresçam seus bens, de acordo com Tua Vontade Divina em harmonia perfeita para todo o mundo e sob Tua Graça Divina.

Santa Edwiges

Canonizada em 1267 pelo papa Clemente 4º (1190-1268), Santa Edwiges tornou-se a padroeira dos pobres e endividados.