Como se livrar de um amor tóxico?

Perguntado por: lnogueira6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Então veja 5 dicas de como sair de um relacionamento tóxico:

  1. Construa um sistema de apoio. Terminar um relacionamento tóxico traz sentimentos parecidos com o término de um relacionamento saudável. ...
  2. Permaneça firme na decisão. ...
  3. Corte todo o contato. ...
  4. Pratique o autocuidado. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.

Procure ajuda profissional. Nem sempre é fácil sair de um relacionamento tóxico sem ajuda profissional. Por isso, peça ajuda a amigos, familiares ou um terapeuta para conversar, pedir apoio ou simplesmente desabafar.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

6 sinais de que o relacionamento acabou

  1. Falta de expectativas no casal. ...
  2. Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ...
  3. Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ...
  4. Vocês discutem muito. ...
  5. Existe uma falta de interesse. ...
  6. Falta de apetite sexual. ...
  7. Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)

O primeiro passo é admitir. Se você está vivendo um relacionamento tóxico, então provavelmente entra e sai de um estado de negação sobre quão nocivo ele realmente é. Em um momento, você sente repulsa e em outro, você está dando desculpas e justificando o comportamento intolerável do seu parceiro.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Como terminar um relacionamento: 6 dicas importantes

  1. 1# Seja absolutamente claro.
  2. 2# Seja tão honesto quanto for necessário.
  3. 3# Não assuma responsabilidade pelos sentimentos dela.
  4. 4# Nada de clichês.
  5. 5# Momento e lugar ideal?
  6. 6# Termine o lance pessoalmente.

Dicas para lidar com relacionamento que sufoca
Evite dar explicações quando ele fizer perguntas “estúpidas” sobre onde você foi, com quem estava e etc , se perceber que ele só quer te sufocar e brigar átoa. Para o ciumento tudo é motivo para mais uma briga sem sentido. – Não ceda às exigências.

Quais são os tipos de relacionamentos tóxicos?

  • mensagens transmitidas com agressividade;
  • tentativa de diminuir o valor da pessoa;
  • minimização (ou sequer reconhecimento) das suas conquistas.

Acabar com a dependência é também transferir a necessidade de atenção e de carinho para si mesmo. Em vez de escolher alguém para ser o seu porto seguro, você será o seu porto seguro! Para chegar a esse ponto, muitas reflexões sobre vivências, emoções e crenças débeis são necessárias.

É necessário investir tempo e esforço para voltar a conseguir que tudo corra bem . O momento oportuno para colocar essa ideia em prática é o instante em que o desejo de mudar e de seguir em frente tenha mais força do que a dor e o sofrimento vividos até agora.

Escolha um momento em que a pessoa tenha um tempo para encarar o ocorrido antes de enfrentar a família e amigos. Para saber quando e onde colocar um ponto final, coloque-se no lugar da parceira. Às vezes fica claro para as duas pessoas que o relacionamento está caminhando para o fim.

Seja breve e conciso para a pessoa não ter tempo de tentar mudar a sua opinião, implorar pelo seu perdão ou prometer que vai mudar. Além disso, você não precisa dar uma série de explicações a ela sobre os seus motivos para ir embora — isso só vai prolongar o sofrimento.

No começo, mesmo que você se importe com ele, não demonstre, finja mesmo, porque o ser humano não aguenta a rejeição e a indiferença. Se existe algo que você quer e não pode ter, mostre desprezo. Quanto menos interesse você revelar, mais superior vai parecer.

Tente mudar o foco da sua atenção, comemore alguma coisa que hoje seja algo importante para você em relação a sua vida. Se a pessoa tomar a iniciativa de te enviar uma mensagem, você pode tomar a liberdade de não responder ou simplesmente dar uma resposta breve, objetiva e bem educada.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

7 coisas que você nunca deve tolerar em seu relacionamento

  1. Controle no relacionamento. Quando você aceita ter um relacionamento, deseja compartilhar sua vida com essa pessoa. ...
  2. Agressividade. Atenção! ...
  3. Falta de confiança. ...
  4. Chantagem emocional. ...
  5. Bullying com o seu corpo. ...
  6. Mentiras. ...
  7. Desprezo.