Como se ler as medidas de uma trena?

Perguntado por: onunes8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A medida utilizada no Brasil é representada na parte inferior da fita (centímetros e milímetros). A medida superior (medida britânica) são as polegadas, representadas pela designação (in) ou duas plicas (”), já a escala em pés é a única medida que está simbolizada pela letra “F” em vermelho ou por uma plica (').

Olhe para as linhas sem identificação em uma régua métrica.
As linhas pequenas não numeradas na trena que se enquadram entre as numeradas devem representar milímetros. Observe que cada 1 centímetro é igual a 10 mm.

A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade). Veja também a diferença entre Horizontal e Vertical.

A trena é um instrumento para medição linear e em curvas. É constituída por uma fita de aço flexível, em cuja superfície está gravada graduação no sistema métrico decimal e em polegadas. A trena tem internamente um sistema de mola que retrai a fita de aço graduada.

#2 – Como Medir.
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade.

Procure os centímetros.
Ela é mais comprida que as linhas de milímetros, mas mais curta que as dos centímetros e não costuma ser numerada. Por exemplo, você verá uma linha um pouco mais comprida entre o “3” e o “4”. Isto indica a marca de três centímetros e cinco milímetros, ou seja, 3,5 centímetros.

1,5 cm = um centímetro e meio.

Cada cm tem 10 mm. Para fazer a conversão, basta dividir o número em milímetros por dez.

Uma polegada é equivalente a 25,4 milímetros. Esse padrão foi estabelecido em 1959 e é desde então o modelo usado para a conversão entre essas duas unidades.

Portanto, já vimos que 10 mm correspondem a 1 cm, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 10 para converter milímetros em centímetros.

Um centímetro é uma unidade de comprimento igual a 0,01 metros (ou seja, um centésimo de metro). O seu símbolo é cm.

A quarta dimensão, então, sendo assim, pode ser descrita como a junção de vários espaços tridimensionais numa linha. Para atingir um ponto determinado no espaço quadridimensional, viaja-se ao longo de espaços tridimensionais e também através da quarta dimensão. A quantidade total de vetores envolvidos é quatro.

Exemplo: comprimento = 15 cm; largura = 5 cm; altura = 10 cm. Perímetro = (2 * 5 cm ) + (2 * 10 cm] = 10 cm + 20 cm = 30 cm.

Afinal, quantas dimensões existem? A resposta imediata, a princípio, comprovada em múltiplos experimentos é: quatro, sendo três de espaço (largura, altura e profundidade) e o tempo.