Como se Ler as habilidades da Bncc?

Perguntado por: zarruda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

o segundo par de letras: CI, diz respeito à componente curricular:

  1. AR = Arte.
  2. CI = Ciências.
  3. EF = Educação Física.
  4. ER = Ensino Religioso.
  5. GE = Geografia.
  6. HI = História.
  7. LI = Língua Inglesa.
  8. LP = Língua Portuguesa.

A BNCC indica quais são as competências que o aluno deve desenvolver e quais habilidades são essenciais para o seu aprendizado. Assim, a partir disso, as redes de ensino puderam adequar seus currículos, tomando a Base Curricular como referência e levando em conta as necessidades e as possibilidades dos seus estudantes.

A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Participar de brincadeiras de faz de conta, compartilhando propósitos comuns, representando diferentes papéis e convidando outros colegas para participar. Levar em consideração o ponto de vista de seus colegas.

A habilidade EI03EF03 consiste em: Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

A habilidade EI03EO06 consiste em: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

No código em questão, refere-se à educação infantil. 02: o primeiro par de números indica a faixa etária. No caso, crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses. TS: o segundo par de letras indica o campo de experiências.

Resumindo bem a diferença entre um conceito e outro, seria o seguinte: a competência é mais subjetiva e pessoal, enquanto a habilidade é algo mais prático e tangível. Dessa forma, é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

Código e Habilidade: (EF35EF03-05/ES) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes ...

A habilidade EF35EF04 consiste em: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

A habilidade EI03EF07 consiste em: Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. (EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

A habilidade EI02EF01 consiste em: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.