Como se Leôncio morre na primeira versão de Pantanal?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

O final do Velho do Rio tem relação com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

Maria Antonia Meneses - Publicado em 13/08/2022 às 18:06 . A despedida do rei do gado vem aí. No capítulo final de “Pantanal”, novela das nove da TV Globo, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá e terá um velório emocionante.

infarto

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto. As cenas do velório do protagonista já foram gravadas pela Globo. Sendo assim, o autor Bruno Luperi não vai modificar o final do peão.

“, questiona o marido de Filó, vendo em seguida a imagem de Joventino pai em um quadro. É quando ele sofre um infarto fulminante e morre.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma importante revelação em Pantanal. Ele contará para Juma (Alanis Guillen) que Tadeu (José Loreto) não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após escancarar a verdade, o ancião firmará um pacto de silêncio com a jovem.

José Leôncio

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio morreu no último capítulo da novela. Na história original, José Leôncio sofreu um infarto no final da trama, logo após se casar com Filó. Então, ele foi encontrar seu pai, o Velho do Rio, e ouviu a história do desaparecimento dele.

A morte do Velho do Rio
O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

Nesse encontro, Joventino esclarece para Zé Leôncio como ele morreu e virou o Velho do Rio. A entidade conta que no dia em que foi atrás do boi marruá no mato, ele caiu do cavalo na briga com o animal. Em seguida, foi picado por uma boca de sapo no pescoço, e então ele morreu.

Jove e Juma
Jove assume os negócios da família e, para acompanhar o marido, Juma passa a morar na fazenda de José Leôncio. Em cenas finais da novela de 1990, a filha do casal, Maria Leôncio Marruá (vivida por Leandra Leal na época), é uma criança e pede para o Velho do Rio contar a história de "uma menina-onça".

O cantor de forró Zé Lucas, conhecido como "Seu Zé", de 32 anos, foi morto a tiros em um estabelecimento comercial no Bairro Girilandia, em Morada Nova, na manhã deste sábado (22).

Esperada conversa entre pai e filho ocorre no último capítulo da novela, em outubro. Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente vai ver o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro entre pai e filho acontece no último capítulo da novela, que vai ao ar em outubro na Globo.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele. Ele também surgirá ao lado das crianças.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela.

Cláudio Marzo viveu o personagem herdado por Marcos Palmeira
Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa - finalmente - com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas.