Como se lembrar dos sonhos ao acordar?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Anote que pessoa estava presente no sonho, assim como qual animal ou objeto, por exemplo. Escreva também sobre o cenário no qual seu sonho aconteceu. Isso é o suficiente para, quando acordar, se lembrar do que sonhou e complementar em detalhes o que recordar. Se preferir, anote logo pela manhã o sonho completo.

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

O hipocampo e o mundo onírico
Não existe uma desconexão completa, mas entramos em outro estado de energia. Deste modo, uma das últimas estruturas a passar do modo consciente ao inconsciente é o hipocampo. Esta área se encarrega, entre outras coisas, de passar a informação da memória a curto prazo para a de longo prazo.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Conhecido como despertar confusional (ou 'CAs' de 'confusional arousals' em inglês), Pesquisadores das universidades de Stanford, nos Estados Unidos e da francesa Paris Descartes, comprovaram que 15% das pessoas sofrem desse distúrbio.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Em síntese, o sonho (e as pessoas que aparecem nele) podem representar algo de você mesmo, uma emoção que foi despertada, um pensamento que o intrigou, uma preocupação ou um desejo, por exemplo.

“Durante os sonhos, nós mexemos os olhos e nosso cérebro fica extremamente ativo, quase tão ativo quanto eu e você conversando agora, acordadas. Olha só que coisa curiosa. Você tem um estado que é de extrema ativação cortical, só que ele tem uma diferença da vigília, que é a ausência de tônus muscular.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional
É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Sonhar com conhecidos
Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa. Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa.

Sonhos Proféticos
Estes são mais raros, pois aparecem como uma premonição do futuro.