Como se lê a latitude?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Por exemplo: imagine uma linha de latitude em 15°N, 24 minutos e 15 segundos e uma linha de longitude em 30°L, 10 minutos e 3 segundos. Essa linha de latitude e longitude seria escrita como: "15°24'15”N, 30°10'3”E".

utilize o símbolo de grau (º) no lugar de “d”; nunca use vírgulas, sempre pontos, como 41.40338, 2.17403 ; as coordenadas de latitude vêm antes das de longitude; o primeiro número na latitude deve ficar entre -90 e 90 e o primeiro número na longitude deve ficar entre -180 e 180.

A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º. Observe a figura a seguir. O meridiano de Greenwich, por convenção, foi estabelecido como meridiano principal. Esse meridiano (0º) e o seu anti-meridiano (180º) dividem o globo terrestre em dois hemisférios: Leste (oriental) ou Oeste (ocidental).

Identifique as linhas de latitude.
Ao avançar para norte da linha do equador, as linhas de latitude aumentam em um grau até chegarem a 90°, onde fica o Polo Norte. Essas linhas são marcadas pela letra "N", de Norte. Por exemplo: uma linha de latitude pode ficar a 15°N.

Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador. Compõe, junto da longitude, o sistema de coordenadas geográficas.

O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.

O que são paralelos?

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

A longitude é um ângulo elaborado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0° a 180°, para o leste ou para o oeste de Greenwich. Por motivo de convenção, se usa os sinais para as longitudes, negativo para o oeste e positivo para o leste.

Enquanto a altitude corresponde à elevação de uma área com relação ao nível do mar, a latitude diz respeito à posição de uma área na superfície terrestre em relação ao paralelo de 0°, que é a linha do Equador.

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.

- Letra D - está localizada nos hemisférios norte e oeste, sendo sua coordenada: latitude 10° S e longitude 20° L, ou seja, cinquenta graus a Norte e vinte graus a Leste.

Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador. Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.

As latitudes variam de 0º, na Linha do Equador, até 90º nos polos Norte ou Sul.

Um endereço global é fornecido como dois números chamados de coordenadas. Os dois números são o número da latitude de um local e o número da longitude (“Lat/Long”). As linhas de mapeamento horizontal na Terra são linhas de latitude. Eles são conhecidos como “paralelos” de latitude, porque correm paralelos ao equador.

Os elementos primordiais em um mapa são: título, legenda, escala, orientação e fonte. Attuati apud Nogueira (2009) ressalta que o título de um mapa é tão importante quanto o de um livro, pois é a primeira observação para a leitura da representação cartográfica.

O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

A medição das latitudes varia de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º ao sul. A longitude, por sua vez, é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich, que divide o planeta nos hemisférios Leste e Oeste.

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.