Como se joga o jogo de tabuleiro Ludo?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para aprender como jogar Ludo, é essencial conhecer o objetivo do jogo. Nele, cada participante deve levar as quatro peças até o centro, dando uma volta completa pelo tabuleiro antes que os adversários consigam atingir tal meta. A movimentação é feita por meio dos dados. Os peões andam sempre em sentido horário.

Compreendemos que o objetivo do jogo Ludo é dar uma volta completa no tabuleiro e chegar à casa central com as 4 peças. A captura ocorre quando dois peões de cores diferentes ocupam a mesma casa do tabuleiro.

A existência de regras é fundamental no jogo, dividindo-se em regras explicitas ou implícitas, externas ou internas. Estas regras ordenam e conduzem a brincadeira, são regras que podem ser pré-existentes ou serem criadas no momento da brincadeira.

Como convidar amigos para jogar Ludo King

  1. No menu incial, toque em "Play With Friends";
  2. Selecione se terá chat de voz e a quantia mínima para entrar no jogo;
  3. Escolha o modo de jogo e toque em "Create Room";
  4. Copie o código de jogo na parte superior e envie para seus amigos.

Dicas

  1. Ao rolar o número seis no dado, priorize tirar os peões da base. Quanto mais opções de movimento, menos chances de expor suas peças;
  2. Evite deixar seus peões juntos na mesma casa. ...
  3. Preste atenção nos movimento da partida. ...
  4. Nunca leve um peão direto para a Casa. ...
  5. Use os Power-ups para dobrar sua sorte.

Isso porque o jogo não permite que duas peças ocupem a mesma casa, com exceção das casas duplas (que são sinalizadas). Bônus: o “6” é o número premiado no Ludo, pois ele possibilita avançar uma peça em 6 casas e jogar o dado novamente.

O ludo pode ser jogado por duas a quatro pessoas. Cada um dos jogadores deve escolher uma das quatro cores que aparecem nas peças e no tabuleiro. As peças nas casas iniciais ainda não estão no jogo. Deixe as suas peças na casa inicial até a hora de colocá-las na partida.

O jogo é formado basicamente de 1 tabuleiro, 1 dados e 16 peões distribuidos em 4 cores diferentes (4 peões de uma mesma cor para cada jogador).

Só poderá comer a torre com outra torre. Dois peões somente poderão caminhar como torre (ou seja, ambos juntos) caso haja uma torre no meio do caminho para ser "comida" uma vez que somente uma torre poderá comer outra, mandando os dois peões para casa inicial.

nome masculino
[Pouco usado] Jogo; desporto ; luta de atletas. 2. [ Agricultura ] Variedade de amendoeira. Origem etimológica:latim ludus, -i, jogo, divertimento, distracção .

O tempo de jogo do Ludo pode variar bastante dependendo da quantidade de jogadores, quanto mais jogadores, maior será o tempo de jogo, mas em média uma partida de ludo pode levar de 20 minutos à 1 hora.

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Alguns exemplos típicos de Jogos de Tabuleiro são: xadrez, dama, gamão, banco imobiliário, jogo da velha, ludo, mancalas, trilha, go.

Significado de Regra
substantivo feminino Princípio que serve como padrão; norma, preceito. Expressão de ordem; disciplina: uma casa com ordens. Exemplo que se deve seguir; modelo: usei as regras do seu projeto. Determinação legal; lei: seguia as regras da Constituição.

Ludo: Surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado. Go: Por esse nome é conhecido no Japão e no Ocidente o jogo Wei Ki, aparentemente de origem chinesa.

Para transportar um peão de sua base para seu ponto de partida é necessário tirar 6. Quando o jogador já tem pelo menos um peão no percurso, ele pode mover o peão do número de casas tirado no dado. Se tirar 6, além de usar esse resultado ele pode jogar novamente o dado.

Casas Seguras
São elas: as casas de entrada de cada jogador (próximas às áreas iniciais) e as casas com um símbolo de estrela. Nessas casas, mesmo que uma peça esteja sozinha, ela não pode ser capturada. Dessa forma, se um jogador mover outra peça para essa casa, as duas peças adversárias permanecem juntas nessa casa.

Se formará uma barreira quando dois peões coincidam na mesma casa. As barreiras impedem a passagem de qualquer peão e que qualquer um desses possam ser comidos. Se o jogador tirar um “duplo”, neste caso, ele é obrigado a romper a barreira.