Como se inscrever no Sisreg?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Para o cadastro de operador solicitante é necessário ofício (escaneado) assinado pelo atual Secretário de Saúde para o email: sisreg@saude.gov.br. Informando no ofício os seguintes dados do operador: nome completo, CPF, email, telefone e qual a unidade que deseja o cadastro (com o CNES).

Cadastrar-se no Sistema de Regulação (SISREG)

  1. O que é? Sistema disponibilizado para as secretarias de saúde regularem o acesso aos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, em seu âmbito de gestão.
  2. Outras Informações. Este é um serviço do Estado Alagoas. Serviço : Cadastrar-se no Sistema de Regulação (SISREG)

Computador com processador acima de Pentium III com 500 MHz e 128 Megas de Memória RAM; Sistema Operacional com navegador Internet Explorer ou similar; Possuir acesso a Internet discada ou banda larga; Estar devidamente cadastrado no sistema; Ter participado do treinamento; Ser responsável pelo LOGIN e SENHA de acesso.

37 dias

O site do Sisreg informa que o tempo médio para uma consulta com especialista, o é de 62 dias. Para um exame, a fila é de 37 dias mas, na prática, não o prazo pode ser ainda maior.

Através dele, são gerenciadas as vagas disponíveis para atendimento e exames e direcionam os pacientes. Na hora da escolha, são levadas em conta a proximidade com a residência e a complexidade do caso. O sistema, que tem como objetivo dar mais comodidade ao paciente, pode ser acessado pela internet.

Agora, com a nova ferramenta, o usuário poderá verificar, diariamente, a situação de seu pedido no Sisreg. Criado pela equipe de desenvolvimento em tecnologia da informação do Complexo Regulador do Município do Rio, o portal minhasaude.

SISREG - www.rio.rj.gov.br.

Não se esqueça de levar:

  1. Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Cartão Nacional do SUS (CNS)
  4. Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  5. Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

O médico regulador no caso de utilizar o recurso “vaga zero”, deverá obrigatoriamente, tentar fazer contato telefônico como médico que irá receber o paciente no hospital de referência, detalhando o quadro clínico e justificando o encaminhamento.

Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista.

O texto, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, define ainda prazo máximo de 60 dias para cirurgias eletivas. Crianças com menos de 10 anos ou com doença grave, segundo o projeto, deverão ser atendidas em até 5 dias, para consultas, e em até 20 dias, para cirurgias.

A. AUTORIZAR: possibilita realizar a autorização dos laudos/procedimentos ambulatoriais e hospitalares. B. SOLICITAR: possibilita que o operador solicitante realize os agendamentos de Consultas e Procedimentos Ambulatoriais e/ou Hospitalares.

Levantamento dos estados enviado ao Ministério da Saúde
No total, o tamanho da fila declarada por esses estados foi de 566.923 pessoas. Dessas, 256.215 cirurgias serão realizadas por meio do programa do governo federal.

Em primeiro lugar está a escassez de recursos suficientes ou não previstos no orçamento, que está relacionado também à compra de medicamentos. A ausência dos especialistas seria um dos motivos para a demora, em média, de até três meses para a consulta com um ortopedista, por exemplo, como registrado no levantamento.

Dentre os critérios mais importantes para definir prioridades na fila do SUS estão a gravidade da doença ou comorbidade do usuário e a urgência relativa do atendimento. Além disso, também se analisa a taxa de deterioração do estado de saúde pela doença.

As pesquisas poderão ser realizadas através do número do Cartão Nacional do SUS (CNS) do paciente, pelas iniciais de seu nome, data de nascimento, pelo nº ID da solicitação ou pelo recurso, indicando seu procedimento.

Qual a validade de um encaminhamento médico? A validade para um encaminhamento médico é de até 60 dias corridos a partir da data de expedição do documento.

Para acessar o SISREG: http://sisregiii.saude.gov.br/ preenchendo o OPERADOR e a SENHA de acesso. Cada REGULADOR deve ter um login e senha que são pessoais e intransferíveis, ficando vinculadas ao CPF do profissional todas as ações desenvolvidas no sistema.

No ato da solicitação, um código de acesso é gerado para que possa ser consultada a situação dos agendamentos e solicitações, através do site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao#/.

Para ter atendimento preventivo e contínuo, o cidadão deve realizar o seu cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Após isso, terá o seu número SUS/SES.