Como se inicia uma mastite?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quais são os as causas da mastite? Durante a amamentação, a mastite pode ser causada pelo acúmulo de leite nas mamas ou por um bloqueio no ducto mamário, ou seja, o canal por onde o leite passa. Isso acontece quando o leite não consegue sair das mamas e acaba voltando, o que provoca a inflamação.

A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno. A mastite puerperal acontece por causa da permanência de leite represado em dutos mamários por prolongado tempo, pega incorreta ou uso de mamadeiras, bicos ou chupetas que podem causar fissuras mamilares.

A mastite geralmente atinge apenas uma mama e os sintomas evoluem em até dois dias. A inflamação e infecção nas mamas são problemas que geram extremo desconforto, mas a boa notícia é que mastite tem cura e deve ter o tratamento iniciado o mais breve possível para controlar o incômodo e evitar o agravamento do quadro.

Vacas de leite com mastite clínica apresentam:

  1. inflamação no úbere e tetos;
  2. mudanças na composição do leite, como a diminuição no volume secretado, grumos e pus;
  3. alterações no comportamento do animal;
  4. perda de apetite;
  5. febre;
  6. queda na produção de leite;
  7. morte do animal em casos mais graves.

A mastite bovina, também conhecida como mamite, é uma inflamação das glândulas mamárias, causada por bactérias, fungos, algas e vírus. Ela pode acontecer devido a interação entre os micro-organismos, o ambiente.

São divididas em três graus: leve, moderado e grave. É possível fazer o diagnóstico a olho nu. As características podem ser grumos no leite, úbere inchado, o animal em estado de depressão, entre outros.

Mastite subclínica
É o tipo mais perigoso, pois não apresenta sintomas visuais e não pode ser identificado “a olho nu” pelo produtor. Dessa forma pode causar prejuízos econômicos significativos, que por muitas vezes não são identificados em tempo pelo pecuarista.

Infecção na mama , a chamada mastite, também pode estar associada ao surgimento de caroços na mama. Nesse caso, os nódulos são formados pela inflamação de tecidos mamários e pela obstrução de dutos, o que causa o aparecimento de coleções de pus; os abscessos.

A mastite com inflamação pode levar um pouco de pus ao leite e alterar o seu sabor, mas isso não é motivo de preocupação ou medo. "Não há problema em o bebê mamar um pouco de pus. Porém, se a mãe não se sentir bem com isso, pode drenar o começo do leite e depois oferecer a mama", ensina a psicóloga e consultora.

Ela surge como se fosse uma forte gripe. Você sente mal-estar, calafrios e tem até febre. Depois, o seio fica avermelhado, inchado e dolorido.

O meloxicam é um inibidor preferencial da COX-2 e seu uso tem sido correlacionado com a diminuição de tromboxanos no leite durante a mastite, redução das concentrações de prostaglandinas e melhora mais rápida dos sinais clínicos da mastite.

O produto Mastifin (associação de antibiótico e mucolítico) é indicado para o tratamento das mastites bovinas agudas ou crônicas causadas por agentes Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis à gentamicina.

Casos mais avançados podem levar a drenagem espontânea de pus para a pele (processo que chamamos de fistulização). Quadros graves incluem também sintomas de infecções graves, como febre, perda de apetite, náuseas e vômitos”, afirma a médica.

De acordo com a Dra. Maria Ráris, clínica geral, a mastite fora da amamentação pode causar dor, ingurgitamento da mama afetada, aumento da temperatura no local, inchaço, vermelhidão, e em alguns casos, secreção purulenta pelo bico do seio. Em casos mais avançados, o paciente pode ter febre, mal-estar e prostração.

A mastite puerperal apresenta como principais sinais e sintomas o endurecimento em um ponto da mama (chamado popularmente de leite empedrado), vermelhidão local, dor, cansaço, calafrios e febre, geralmente acima de 38ºC. Ao toque, a área da mama acometida costuma estar endurecida, com aumento de temperatura e dolorosa.