Como se inicia uma conclusão?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

12 conectivos de conclusão (com exemplos)

  1. Conclui-se. Sinônimos: depreende-se, infere-se, percebe-se. ...
  2. Desse modo. Sinônimos: assim sendo, dessa forma, dessa maneira. ...
  3. Dessa forma. Sinônimos: à vista disso, então, por isso. ...
  4. Destarte. Sinônimos: assim, consequentemente, logo. ...
  5. Diante disso. ...
  6. Diante do exposto. ...
  7. Em síntese. ...
  8. Em suma.

O que é Conclusão:
Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

A conclusão do TCC deve ser assertiva e concisa. Deve retomar os principais pontos do trabalho e apontar direções para os próximos estudos na área da pesquisa. Em outras palavras, a conclusão do TCC deve mostrar até onde a pesquisa foi e o que ela encontrou.

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Quais são os tipos de conclusão?

  • Conclusão por dedução. Segundo a professora do Curso Anglo, Bruna Moscardo, há, ainda, um outro tipo de conclusão de redação: a conclusão por dedução. ...
  • Conclusão por intervenção.

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.

Como fazer a conclusão de uma redação
Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.

A conclusão, ao contrário do que muitos pensam, não é lugar de simplesmente repetir o que já foi dito. Ela precisa ser um fechamento que acrescenta algo ao texto. Pode ser uma retomada da discussão, mas de uma forma inovadora, que não se limita a repetições.

Conclusões é o plural de conclusão.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

O que é uma conclusão de trabalho? É o desfecho principal do trabalho. É a parte do trabalho em que se apresenta quais foram os principais resultados da pesquisa e qual é a resposta para o problema de pesquisa.

Uma conclusão, de acordo com a normas da ABNT, deve focar nos resultados que se obteve com o estudo de forma clara e objetiva. É necessário abordar os fundamentos teóricos e práticos que levaram ao resultado, enfatizando a contribuição deles para o campo de estudo.

Conclusão

  • Introdução. Os textos são formados, de modo geral, por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. ...
  • Conclusão por síntese. Sintetizar significa tornar sintético, reduzir, ou seja, resumir. ...
  • Conclusão por solução. ...
  • Conclusão por dedução.

As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade. Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

3 resultado, desfecho, desenlace, consequência, solução, resolução, resposta, decorrência, corolário, desenlaçamento, desenredo, êxito.

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

Retomada da tese
Para isso, é preciso que o conteúdo retomado na conclusão - seja apenas da tese ou de parte da análise - esteja em total coerência com o que foi escrito nas partes anteriores da redação, pois só assim se consegue a reafirmação de uma verdade.

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.