Como se inicia um incêndio?

Perguntado por: snascimento . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Afinal, quais são as principais causas de incêndio?

  1. Sistemas de eletricidade com defeito, sobrecarga de energia, curto-circuito, gatos na fiação, entre outros;
  2. Objetos que produzem chamas, brasa ou faísca, como cigarro, vela, palito de fósforo, fogos de artifício, etc;
  3. Vazamento de gases ou líquidos inflamáveis.

Princípio de incêndio - É o incêndio de mínimas proporções, embrionário, e que pode ser facilmente extinto pela utilização de um ou mais aparelhos extintores portáteis.

A primeira fase do fogo ou da combustão, também chamada de preaquecimento, é o início do processo. O material combustível começa a se aquecer, mas a temperatura ainda é baixa, por volta de 100o C. Nesta temperatura, o material perde umidade, principalmente por evaporação, e seca. Nesta fase, ainda não existem chamas.

MÉTODOS DE COMBATE AO FOGO

  • 1 - MÉTODO DIRETO. Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. ...
  • 2 - MÉTODO PARALELO OU INTERMEDIÁRIO. Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. ...
  • 3 - MÉTODO INDIRETO. ...
  • 4 - MÉTODO AÉREO.

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

  • Comburente. É o elemento que ativa e da vida a combustão. ...
  • Combústivel. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. ...
  • Calor. ...
  • Reação Química em Cadeia.

6 principais regras da NR 23

  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.

Procure o site do serviço de bombeiros local, é provável que tenha bons conselhos para seguir. Os bombeiros também podem te encaminhar para redes de apoio e de bem-estar após incêndios.

Afinal, quais são as principais causas de incêndio?

  • Sistemas de eletricidade com defeito, sobrecarga de energia, curto-circuito, gatos na fiação, entre outros;
  • Objetos que produzem chamas, brasa ou faísca, como cigarro, vela, palito de fósforo, fogos de artifício, etc;
  • Vazamento de gases ou líquidos inflamáveis.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

Comburente (Oxigênio)
É o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo. Compõe o ar atmosférico na porcentagem de 21%, sendo que o mínimo exigível para sustentar a combustão é de 16%.

Incêndio é uma ocorrência de fogo intenso e descontrolado com potencial de causar danos e prejuízos à vida, edificações, equipamentos, materiais, meio ambiente, entre outros.

As três principais causas de incêndio
Os incêndios podem ter origem devido a três causas distintas. São elas: naturais, acidentais ou propositais criminosas.

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo.

Um carro a combustão, exige entre 500 e 1.000 galões de água para que um incêndio seja apagado, enquanto isso, um carro da Tesla, como o Model X, pode requerer entre 30.000 e 40.000 galões de água, isso chutando baixo, para apagar o fogo da bateria assim que ele começar a fluir, como foi o caso do acidente em Austin.

Alguns exemplos são os extintores, os hidrantes, os chuveiros automáticos (sprinklers), os alarmes, a sinalização, a iluminação de emergência e o controle de movimento de fumaça. É importante ressaltar que as medidas passivas e as medidas ativas de segurança contra incêndios são complementares.

O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.

De acordo com seu estado físico, os combustíveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas. Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.