Como se inicia um evangelho?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Prece Inicial: Convidar Jesus para estar conosco, através de uma prece simples e espontânea, que eleva nosso Espírito e prepara o ambiente para o nosso estudo. Podemos também orar, pausadamente, o “Pai Nosso”, maravilhosa prece ensinada por Jesus, refletindo sobre sua profundidade e sabedoria.

Para esclarecimento geral é necessário informar que os livros devem ser lidos na ordem da sua publicação. Deve-se começar a leitura destas obras pelo Livro dos Espíritos, depois pelo Livro dos Médiuns.

Não se trata de um ritual, ou de um culto religioso, mas da vivência de um momento rico de paz, elevação, alegria e aprendizado, que todos podem participar sem formalidades, somente esforçando-se para manter o pensamento elevado e o coração confiante na importância deste momento.

Podemos também orar, pausadamente, o “Pai Nosso”, maravilhosa prece ensinada por Jesus, refletindo sobre sua profundidade e sabedoria. Iniciar pelo Capítulo 1 e seguir até o Capítulo 28, ao final da Oração Dominical (Pai Nosso), lendo um item ou um pequeno trecho por semana, sempre em sequência.

Rezemos: Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Senhor Jesus! Agradecendo-te o amparo de todos os dias, eis-nos aqui, de espírito, ainda em súplica, no campo em que nos situaste. Ensina-nos a procurar na vida eterna a beleza e o ensinamento da temporária vida humana! Apesar de amadurecidos para o conhecimento, muitas vezes somos crianças pelo coração.

A prece é o recurso pelo qual a criatura se comunica com o Criador. Nesse intercâmbio encontra o meio de se identificar com o Pai. A oração, acima de tudo, é sentimento, devendo ser feita sem afetação ou exibicionismo. Há muita diferença entre orar e declamar; portanto, a oração deve ser simples e espontânea.

As vibrações devem ser simples, adaptadas às necessidades de cada lar. É importante dividir as tarefas, desde o início ao final, deixando para a criança oportunidade de fazer, pelo menos, um item do Roteiro. Elas podem e devem colaborar ativamente, segundo a sua capacidade, quer nas preces, leituras ou comentários.

Defina um dia e uma hora, para cumprir semanalmente; Faça uma prece inicial, pedindo a proteção de Jesus; Faça uma leitura do Evangelho e comente o texto lido; Faça uma prece de encerramento, agradecendo o amparo espiritual.

O Evangelho no Lar deve ser feito por todos os que desejarem participar, podendo até ser feito por uma só pessoa. A duração do culto poderá ser de 15 minutos ou mais. Providencie uma jarra com água para ser fluidificada durante o culto.

Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868. É uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo.

Os princípios fundamentais do evangelho são: fé, arrependimento, batismo e receber o dom do Espírito Santo.

A atenção de Jesus dada, principalmente, aos pobres e pecadores. Aos refugiados e sofredores. Os milagres como manifestações de amor e compaixão. Outro aspecto relevante deste Evangelho é a presença fiel de Maria, sobretudo nos relatos sobre a infância do Menino Jesus.

Quando termina a leitura, diga-se "Palavra do Senhor", ou "Palavra da Salvação" (no caso do Evangelho), no singular. Por quê? Porque é Cristo-Palavra que foi proclamado. Por isso, evite-se o ruído de dizer "Palavras do Senhor" ou "Palavras da Salvação" (no plural).

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

É Jesus quem pergunta! São as suas primeiras palavras para você. “Que buscais?”.

Ele nos faz entender a verdade fundamental: Jesus é o Filho de Deus. Uma vez que, reconhecemos em Jesus o Filho de Deus, Ele nos dá uma missão: anunciar o Evangelho a toda criatura.

Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome. Amém!”

O Senhor ouve suas orações, nos abençoa e nos dirige nos assuntos de Seu reino aqui na Terra. Temos profunda gratidão por isso. Ao deixarmos esta conferência, invoco as bênçãos dos céus sobre cada um de vocês. Ao voltarem para casa, no mundo inteiro, oro para que nosso Pai Celestial abençoe vocês e sua família.

A prece deve ser feita em secreto, isto é, não devemos nos colocar em evidência, quando oramos; b. Não é pela multiplicidade das palavras que seremos atendidos, mas sim pela sinceridade delas; Page 2 2 c.