Como se impor e dizer não?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

A solução deste problema está em curar a ansiedade e as fantasias que cada um tem sobre si e sobre os outros. Um bom exercício a ser feito em paralelo a um tratamento é escrever quais são os reais acontecimentos que estão no momento incomodando e necessitam de mudanças, falar não, se impor, etc.

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não

  1. Estabeleça prioridades. Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. ...
  2. Seja honesto e educado. ...
  3. Barre a necessidade de agradar. ...
  4. Cuide de você ...
  5. Não se sinta culpado. ...
  6. Saber dizer sim também é importante.

- Quando o “não” deve ser dito? Sempre que a pessoa perceber que será mais saudável a todos. Acredito que na maioria das vezes as pessoas se sentem bem ajudando os outros ou aceitando suas propostas, mas algumas vezes as propostas são prejudiciais e nestes casos devem receber um “não”.

Bom para usar quando você quer fazer algo, mas não tem tempo, energia ou dinheiro para isso.
...
O ponto crucial de dizer não é:

  1. Entender por que você está dizendo não;
  2. Observar ao que você está dizendo não e;
  3. Entender seus bloqueios ao não conseguir dizer não.

Para impor limites, é preciso ter um bom conhecimento sobre si mesmo e suas próprias necessidades. Consiste em estar sempre consciente do que você quer e do que você precisa. Pergunte a si mesmo: O que você quer? Do que você precisa?

  1. 3 Truques Psicológicos Para IMPOR RESPEITO Imediatamente. 26.08.2020. ...
  2. Não permita que os outros te interrompam. Se você está em um grupo e as pessoas não te deixam falar, interrompendo o que você está dizendo a cada minuto, a impressão que passa é a de que o que você tem a dizer é menos importante. ...
  3. Respeite.

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Como dizer não educadamente no trabalho

  1. Dê uma justificativa válida.
  2. Apresente uma alternativa.
  3. Sugira outra pessoa.
  4. Peça para pensar.
  5. Tente adiar o prazo.

3 – Tenha o respeito como base do relacionamento
Jamais abra mão de exigir respeito ao outro, assim como nunca falte com o respeito à alguém. Quando há respeito, qualquer tipo de desentendimento se encaminha por um lugar de acordo pacífico. Além disso, se torna mais fácil de se estabelecer limites de forma amigável.

A dificuldade de dizernão” pode estar relacionada por crenças adquiridas no passado. Trazendo essas crenças para o consciente é possível reformulá-las. É importante a orientação de um psicólogo para que, aos poucos, o paciente consiga soltar-se e aprender a respeitar a si e ao seu espaço pessoal.

Entenda que os limites foram estabelecidos para nos lembrar até onde é saudável ir e de que ponto devemos regressar. Há quem os perceba como algo negativo, mas existe um valor especial neles. Olhe para sua história e compreenda o quanto eles foram importantes para você ter chegado até aqui.

Como superar a dificuldade em dizer não?

  1. 1 – Entenda quais são suas responsabilidades. ...
  2. 2 – Saiba recusar. ...
  3. 3 – Proponha um meio-termo. ...
  4. 4 – Não tenha medo de dizer não. ...
  5. 5 – Negocie prazos.

A palavra “não” demonstra a impossibilidade ou improbabilidade de se realizar ou aceitar algo. Mas podemos entender que, se esse “algo” que não aceitamos é na verdade uma coisa que nos prejudicaria ou que faríamos sem dar nosso potencial máximo, então estamos fazendo um bem para nós ou para a pessoa que nos pediu.

Dizer não, muitas vezes, é uma prova de consideração para com os outros. Pessoalmente, representa o autoconhecimento e a assertividade. É importante que você saiba que quem sabe fazer isso nos momentos adequados é, certamente, uma pessoa que entende a necessidade de um equilíbrio nas coisas.

Frases Para Dizer “Não”
Não, muito obrigado! Obrigado, eu agradeço, mas não vou poder fazer. Eu realmente não poderei ajudar você. Eu não posso me comprometer com mais nada neste momento.

Respeito mútuo: respeite a outra pessoa, suas ideias, tradições, cultura, costumes e crenças. Vocês são duas personalidades diferentes, com origens diferentes e a ligação em comum são os laços do amor. Compreensão: em vez de impor o que você quer, entenda os limites da pessoa e seu ponto de vista.

O que fazer quando se está no limite

  1. # Anote suas pendências: Às vezes nós ficamos pensando tanto no que temos para fazer que chega faltar ar. ...
  2. #Contemple as coisas simples: ...
  3. #Durma bem: ...
  4. #Abandone a pauta: ...
  5. #Faça terapia: ...
  6. #Esteja no aqui e no agora:

Ao conseguir respeitar seus limites e os dos outros, as relações vão se tornando saudáveis e estáveis. Com tudo isso, conseguimos identificar e delimitar corretamente nossas próprias necessidades, nos fazendo ser protagonistas das nossas escolhas e gerando, assim, um senso de responsabilidade nas nossas vidas.

Concentre-se em por que você não deve admitir as atitudes da pessoa, ao invés de ficar obcecado com a paixonite que sente por ela. Se a pessoa tiver demonstrado uma atitude desrespeitosa em relação a você, é bem capaz que ela não vá respeitá-lo de maneira alguma.

6 dicas de como ser valorizado e respeitado no trabalho

  1. Valorize-se. Todo profissional precisa ensinar aos colegas como quer ser tratado. ...
  2. Deixe o ego em casa. Não existe lugar para ego no ambiente profissional. ...
  3. Seja diferente. ...
  4. Seja ético. ...
  5. Aprenda a trabalhar em grupo. ...
  6. Tenha disciplina. ...
  7. Venha para a SOS!