Como se imagina que o monumento Stonehenge foi construído?

Perguntado por: mpilar4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Stonehenge é formado por imensos blocos de pedras dispostos em forma circular e construídos a partir de 3100 a.C., em três fases de construção. A primeira seria uma estrutura de madeira. Já a segunda teria sido feito com pedras azuis vindas da região do País de Gales, distantes 400 km de Stonehenge.

A mais aceita pelos historiadores é de que Stonehenge servia como um calendário solar, demonstrando que os homens do período Neolítico possuíam avançado conhecimento astronômico.

Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.

"Stonehenge é como uma convergência de materiais trazidos de diferentes lugares". Ainda não se sabe como os primeiros bretões foram capazes de transportar pedras de até 30 toneladas por uma distância de 25 quilômetros, mas a ideia predominante é de que elas foram arrastadas por trenós.

Finalidade do Stonehenge
Estudiosos e arqueólogos especulam que o monumento do círculo de pedra serviu como local cerimonial para pagãos, um antigo cemitério, ou mesmo um calendário. Não há uma forma segura de dizer o seu propósito original, mas podemos deduzir que ele mudou ao longo dos 5000 anos da sua existência.

Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.

Existem 52 no local hoje, mas os especialistas acreditam que havia originalmente 80. As outras pedras menores dentro do círculo interno são conhecidas como pedras azuis, erguidas por volta de 3.000 aC.

É geralmente aceito que a primeira etapa da construção em Stonehenge ocorreu por volta de 3100 a.C., quando um grande fosso circular de 1,8 metros de profundidade foi cavado e com a terra dele foi criado um aterro com 109 metros de diâmetro, com uma grande entrada para o nordeste e uma menor para o sul.

Os blocos de pedra que compõem o Stonehenge, localizado em Wiltshire, no sul da Inglaterra, foram transportados até lá por via terrestre, segundo análises mineralógicas realizadas por cientistas britânicos.

Você pode tranquilamente visitar Stonehenge a partir de Londres ou fazer um combo por algumas cidades próximas como Bath e suas termas romanas antigas (e super lindinha!). Para entrar é necessário um ingresso, no entanto, em duas datas especiais do ano você não paga.

Stonehenge consiste em dois círculos concêntricos de sarsens chamados círculos de bluestone, com pedras azuis menores colocadas entre esses arcos. Os arqueólogos rastrearam as pedras azuis até um local chamado Waun Mawn, no País de Gales, a 225 km de distância.

O mais impressionante em Stonehenge é o nível de precisão com que o círculo e as pedras foram dispostos, determinando com exatidão alguns fenômenos celestes, como solstícios, equinócios e fases mais alongadas da Lua.

Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. Essas construções são típicas dos povos da pré-história, correspondente ao período Neolítico que começou cerca de 10 mil anos a.C.

Erguida no período Neolítico (a Idade da Pedra Polida, entre 12 mil e 5 mil anos atrás), a estrutura principal de Stonehenge fica na zona rural da cidade de Salisbury, no condado de Wiltshire.

E elas foram trazidas de dois lugares: as maiores (chamadas sarsen, uma das pedras mais duras do planeta) vieram de uma pedreira a 30 quilômetros de distância, e as menores (chamadas bluestones), da Gália (Wales), que fica a uma distância de 240 quilômetros!

Esses tipos de edificações podem ser encontrados num contexto geográfico bem amplo, especialmente na Europa. Embora poucos conhecidos, Portugal conserva os monumentos megalíticos mais antigos de toda a Europa, mais antigos até mesmo que Stonehenge, o mais conhecido e visitado monumento megalítico do mundo.