Como se identifica Staphylococcus?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A identificação dos estafilococos baseia-se na morfologia apresentada no Gram obtido, preferencialmente, em meios líquidos, onde apresenta forma de cocos isolados, aos pares ou agrupados em forma de cachos de uva, com 0,5 a 1,0 µm de diâmetro, como pode ser observado na Figura 1.

Os estafilococos são cocos Gram-positivos, podem se apresentar isolados ou aos pares, em cadeias curtas ou agrupados. O aspecto macroscópico da colônia em meio sólido, presença de pigmento e hemólise em ágar sangue de carneiro são características auxiliares na identificação destes microrganismos.

O Ágar Manitol é um meio de cultura com indicativo vermelho de fenol, seletivo para estafilococos patogênicos e para a diferenciação de S. aureus de outros Staphylococcus coagulase negativa. Este teste verifica se o microrganismo tem a capacidade de fermentar o manitol contendo 7,5% de cloreto de sódio.

Teste da DNase
É útil para diferenciar diversas espécies bacterianas, como: Bacilos Gram-negativos. Cocos Gram-positivos (Staphylococcus aureus de outras espécies, como por exemplo S. epidermidis, S.

O Staphylococcus epidermidis, ou S.
...
epidermidis pode ser identificada por meio da análise dos sintomas, sendo os principais:

  1. Febre alta;
  2. Cansaço excessivo;
  3. Dor de cabeça;
  4. Mal-estar geral;
  5. Diminuição da pressão arterial;
  6. Falta de ar ou dificuldade para respirar.

As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral.

Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.

Qual das afirmativas é incorreta na identificação de Staphylococcus epidermidis? a) Coagulase negativa. b) Não cresce no Agar manitol salgado. c) DNase negativa.

Como se transmite a bactéria Staphylococcus aureus? A bactéria é transmitida através do contato com uma pessoa infectada ou por exposição a um objeto que uma pessoa infectada encostou, como por exemplo teclado de um computador, telefone etc.

O Ágar Manitol é usado como meio de cultura seletivo e diferencial para o isolamento e identificação de Staphylococcus aureus a partir de amostras clínicas e não clínicas. Estimula o crescimento de um grupo de certas bactérias enquanto inibe o crescimento de outras.

Características gerais
S. aureus é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Micrococcaceae. As células têm a forma de cocos, apresentam-se frequentemente agrupados em cacho e são imóveis. Quando em condições favoráveis, produz toxinas – enterotoxinas – que são o agente responsável pela intoxicação alimentar.

O exame de cultura bacteriana, também chamado de exame antibiograma, é o exame realizado a partir da técnica de cultura bacteriana.

A catalase é produzida por muitos microrganismos e é usualmente empregada para diferenciar Staphylococcus, que são catalase positivos de Streptococcus, catalase negativos, ou os bacilos Gram positivos catalase negativos Lactobacillus de Listeria e a maioria dos Corynebacterium catalase positivos.

Como diagnosticar
O diagnóstico da infecção pelo Staphylococcus saprophyticus deve ser feito pelo ginecologista, no caso das mulheres, ou urologista, nos homens, através da análise dos sintomas apresentados pela pessoa e resultado do exame microbiológico.

Historicamente, tem sido considerada como S. aureus a bactéria que apresenta hemólise incompleta em ágar sangue e resultado positivo no teste de coagulase em tubo após quatro horas de incubação (HARMON et al., 1990).

- Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva. Ex: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus. Esses termos referem-se a gêneros de bactérias, que têm, como vocês já devem ter deduzido, forma de coco, sendo estafilococos/estreptococos, respectivamente.

Febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo e vômitos são sinais de alerta. O contato com a bactéria Staphylococcus aureus é mais comum do que muitas pessoas imaginam.

Doenças causadas por estafilococos

  • Infecções cutâneas. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite... ...
  • Pneumonia. ...
  • Endocardite. ...
  • Osteomielite. ...
  • Artrite infecciosa (séptica)

A prova da coagulase em tubos consiste em colocar no tubo de ensaio o Coagu-Plasma junto com uma suspensão de microorganismos ou colônias originadas em um meio sólido e incubar a 37°C. A formação de coágulos até 24 horas de incubação é interpretada como uma prova positiva.

Teste da catalase
Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.

Os Staphylococcus coagulase-positivos (CoPS) causam uma série de infecções como: bacteremia, infecções de trato urinário, infecções de feridas e abscessos, tanto em humanos como em animais. São identificadas sete espécies de estafilococos coagulase- positivas, sendo elas: S. aureus, S. intermedius, S.