Como se formou a cultura circense no Nordeste?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Incentivadas pelos ciclos econômicos do café, borracha e cana-de-açúcar, grandes companhias européias vinham apresentar-se nas cidades brasileiras. Foram essas companhias que ajudaram a formar as primeiras famílias de circo.

A História do Circo no Brasil
Esta arte, que encanta crianças e adultos, surgiu no Brasil no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa. Aqui, se agruparam em guetos e colateralmente manifestavam suas habilidades circenses.

Inserido na questão cultural, temos a cultura da arte circense caracterizada por espetáculos que envolvem acrobacias, malabarismos e apresentações teatrais.

As artes circenses são feitas por artistas como malabaristas, palhaços e ilusionistas. A forma de arte é composta por diferentes técnicas, distribuídas em produções que partem da música até o lúdico. Existem referências circenses desde a Antiguidade.

Maria Emília Tortorella conta que, segundo a historiadora Ermínia Silva, a origem do circo no Brasil, formalmente estruturado, foi o circo Giuseppe Chiarini, em 1834. Antes disso, contudo, várias famílias de ciganos já haviam trazido consigo elementos do circo para o Brasil.

AS ARTES CIRCENSES
O circo é uma representação de entretenimento de diversos povos e culturas (TORRES, 1998 apud BARONI, 2006). Assim, artes circenses enquanto manifestação artística propunha a arte do corpo espetáculo o qual está associada ao entretenimento, baseando-se nos conhecimentos e cultura em que se inserem.

Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.

Significado de Circense
substantivo masculino O espetáculo que ocorre no circo, refere-se, especialmente, aos circos romanos. Etimologia (origem da palavra circense). Do latim circensis.

De acordo com Castro (1997), os primeiros registros sobre artes circenses foram encontrados na China, em pinturas de quase 5.000 anos onde aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas.

A arte circense tem inserido novas perspectivas tecnológicas em seus espetáculos, incluindo elementos de iluminação, figurino, cenário, dentre outros. A visão de um circo itinerante, com espetáculos feitos somente debaixo de uma lona vem se transformado.

No século XIX, o primeiro circo atravessou o Atlântico e chegou aos Estados Unidos. No Brasil, as atrações circenses, com espetáculos itinerantes, chegaram pouco tempo depois. O circo, em pleno século XXI e com o advento das novas tecnologias, se mantém firme com sua tradição.

“O circo tem o importante papel social de levar a cultura circense milenar ao maior número de pessoas possível. É uma forma de arte muito acessível, capaz de chegar a regiões que outras artes não alcançam, a bairros onde as pessoas têm pouco acesso à cultura.”

O artista circense pode ser ginasta, malabarista ou equilibrista, ou ainda é aquele que sabe fazer graça para provocar o riso nas pessoas, como os palhaços.

Outros aspectos que as Atividades Circenses trazem de essencial para a sua aceitação no âmbito escolar são, além de atividades prazerosas, alegres e de divertimento, o desenvolvimento da criatividade e, também, proporcionam o conhecimento corporal e o desenvolvimento das habilidades motoras (força, agilidade, ...

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

dia 27 de março

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro. O Dia Nacional do Circo, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país.

Benjamin de Oliveira foi uma das maiores personalidades do circo brasileiro e dominava o picadeiro como ninguém. Nas primeiras décadas da jovem República, quando o país e sua capital federal passavam por grandes transformações. Exercia com maestria a arte dos palhaços e acrobatas e tinha pleno conhecimento da cena.

As atividades circenses:

  • melhoram o condicionamento físico de modo geral,
  • ajudam a desenvolver a consciência corporal,
  • aumentam a força,
  • auxiliam na definição dos músculos,
  • otimizam o equilíbrio e a postura,
  • minimizam o estresse.

A ginástica circense é uma modalidade que se refere a práticas gímnicas realizadas a partir de atividades artísticas circenses. Logo, ela é composta principalmente por ações que envolvem equilíbrio, contorcionismo, acrobacias, malabarismos e manipulação de objetos.

Uma aula de Atividade Circense é dividida em três partes: inicial, princi- pal e final.