Como se formam os hidrocarbonetos?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 23 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Os hidrocarbonetos formam-se sobretudo onde a matéria orgânica esta aprisionada. Dessa forma, chama-se os hidrocarbonetos geralmente líquidos geologicamente extraídos de petróleo ou óleo mineral, enquanto hidrocarbonetos geológicos gasosos tem nome de gás natural.

Os hidrocarbonetos no entanto não existem apenas no petróleo, eles ocorrem normalmente como produtos de biossíntese da maioria das plantas e animais. Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos.

Exemplos de hidrocarbonetos

  • o metano, ou gás natural, usado em veículos;
  • o propano e o butano, usados em gás de cozinha;
  • o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;
  • a propanona, ou acetona.

Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Hidrocarbonetos. Eles são formados exclusivamente por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), com fórmula geral: CxHy. Assim, a cadeia principal é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente.

A função dos hidrocarbonetos engloba todos os compostos orgânicos que possuem suas moléculas formadas apenas por carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.

Hidrocarbonetos são moléculas orgânicas formadas por Carbono e Hidrogênio, de característica apolar, com baixa solubilidade em água, grande afinidade por lipídios, que podem ser saturadas, insaturadas ou aromáticas. Os átomos são ligados por meio de ligações covalentes, que podem ser simples (única), dupla ou tripla.

Ouça o texto abaixo em aúdio! O benzeno constitui o hidrocarboneto aromático mais importante para a Química Orgânica. A sua descoberta se deu em 1825 pelo físico e químico Michael Faraday (1791-1867) no gás de iluminação usado em Londres na época.

No processo químico de refino e limpeza, os hidrocarbonetos são separados por destilação e as impurezas removidas, sendo produzindo então diversos derivados valiosos de petróleo, como asfalto, coque, lubrificantes, óleo combustível, diesel, querosene, querosene de aviação, gasolina, nafta, GLP e outros.

Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

Hidrocarbonetos são moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio, onde os átomos são unidos por ligações covalentes do tipo simples, dupla ou tripla. Formam molecular apolares, as quais se unem por ligação do tipo dipolo induzido.

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

Hidrocarbonetos são substâncias que apresentam apenas carbono e hidrogênio em sua composição. Esses compostos podem ser representados genericamente por CxHy e, em sua nomenclatura, levam o sufixo o.

Entre os componentes mais tóxicos estão o benzeno, tolueno e xilenos.

Composição química do petróleo
Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH4), butano (C4H10) e octano (C8H18). Alta concentração de hidrocarbonetos parafínicos, que correspondem aos alcanos. Alta concentração de hidrocarbonetos naftênicos, que correspondem aos ciclanos.