Como se formam as ondas nos mares?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.

Outro fator também que se torna responsável por essa diferença é o fundo. Todas as praias têm fundos distintos, ou seja, existem bancadas mais rasas, compactas, fundo móvel ou até mesmo fundo misto. Essa diferença de fundo influencia tanto no tamanho das ondas, quanto a formação e força das ondas.

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

Essas correntes são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas. Elas são curtas, estreitas, ficam mais intensas próximo à maré-baixa e, principalmente, quando as ondas estão grandes, podendo chegar a 3 m/s ao fluir para fora da arrebentação - mais rápida que um nadador olímpico!

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

As marés são o movimento vertical periódico de subida e descida das águas do mar em resposta às forças de atração gravitacional exercidas pela Lua e pelo Sol sobre o oceano, combinadas à rotação da Terra. As marés são geradas pelos astros, principalmente a Lua e o Sol, por isso são chamadas de marés astronômicas.

Uma “metade” de nosso planeta está sempre voltada para a Lua, que exerce seu poder de atração sobre as águas. Nesta face, teremos maré alta. Na face oposta à Lua teremos maré baixa. Ou seja, é como se a lua “puxasse” as águas da metade para a qual ela está voltada no momento.

Mar Morto

O Mar Morto encontra-se no Oriente Médio e é o único mar que não possui ligação com o oceano.

Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.

A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.

Isso acontece porque existe mais matéria orgânica amarelada, como algas e sedimentos que interferem na reflexão da luz e quando se misturam com o verde forma a cor azul.

Na realidade pode agradecer-se à enorme parede de areia que o mar encontra como obstáculo para atingir a terra. A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água.

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DO MAR
Terça-feira: ondulação de sul ganha força e apresenta ondas de 3 metros. O período é de 13 segundos. O vento sopra fraco de oeste de manhã e vira para oeste-noroeste moderado à tarde. Quarta-feira: as ondas seguem de sul com 3 a 4 metros e período de 14 segundos.

O Canhão divide a onda vem do alto mar em duas por causa da falha geológica. A parte da onda que percorre o canhão ganha muita velocidade. A outra parte que não passa pela falha segue também para a costa mas com menos velocidade. Perto da praia essas duas correntes se juntam e formam uma onda gigantesca.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.

A bandeira amarela indica a presença de correntes marítimas fortes e significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não recomendado nadar neste local, mesmo com a presença dos guarda-vidas.

A razão pela qual as praias têm um efeito tão calmante sobre nós pode ser por causa do som das ondas. Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares.