Como se formam as monções?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Durante o inverno, o ar úmido que estava concentrado sobre o continente passa a se deslocar em direção ao oceano, que nesse momento apresenta uma pressão atmosférica menor. Com isso, a umidade do continente diminui consideravelmente, proporcionando a ocorrência de um extenso e severo período de secas.

A chuva de monção se formar por meio das mudanças de direção dos ventos. A circulação de monção começa quando o vento muda de norte para as direções entre o sudoeste e sudeste. Quando o vento deixa de soprar de norte (do continente para o mar), o transporte de ar seco para o sul da Ásia é interrompido.

O clima de monções é um tipo de clima tropical e portanto, possui apenas duas estações do ano bem definidas. Uma quente e chuvosa e outra mais amena e seca. As chuvas torrenciais do período do verão e a estiagem prolongada no inverno são características marcantes.

A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.

Monções é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20°51'01" sul e a uma longitude 50°05'30" oeste, estando a uma altitude de 406 metros. A cidade tem uma população de 2.132 habitantes (IBGE/2010). Possui uma área de 104,2 km².

A zona de Convergência do Atlântico Sul (zCAS), caracterizada por uma banda de precipitação e nebulosidade que se estende desde a Amazônia até o sudeste do Brasil em direção ao oceano Atlântico, é parte intrínseca ao regime de monções da AS e, portanto, possui papel fundamental para a variabilidade e qualidade da ...

A estação chuvosa na Índia e em todo o sul do Ásia é chamada de monções e é sempre muito esperada. É um período de chuva frequente e volumosa que se estende por cerca de 4 meses.

No inverno os ventos migram para o sul do equador fazendo com que os ventos secos e calmos da zona tropical do hemisfério norte soprem em direção a porção continental. O fenômeno das monções ocorre realmente na Ásia e o norte da Austrália, pois há uma mudança de 180° na direção do vento do verão para o inverno.

As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil. Monção é uma palavra de origem árabe e é como se chamam os ventos característicos do Sudeste Asiático.

É um vento tropical e sazonal que define duas estações marcadas, o período das chuvas torrenciais e o período da seca. Isso acontece por causa da variação de pressão atmosférica do continente no verão e no inverno. As monções acontecem de forma intensa no Oceano Índico e Mar Arábico, afetando o sul e sudeste da Ásia.

FLORESTA DE MONÇÕES
Caracteriza-se principalmente por uma mistura de árvores decíduas, por causa da longa estação seca e baixas temperaturas, e perenes, por conta da forte umidade e calor advindos das chuvas de verão.

Fatores do clima
Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

Assim, o termo monções está associado aos ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar úmido do oceano para o continente em uma determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. Assim, as monções trazem períodos de chuvas intensas durante o verão e estiagem durante o inverno.

As imagens que serão trabalhadas como pontos positivos das chuvas de monções podem trazer, por exemplo, o sucesso de plantações ou a navegação em rios caudalosos, que ocorre devido ao reabastecimento de rios e nascentes por meio do grande volume de chuvas.

O que são as monções? Esses ventos ocorrem em cerca de 1/4 das áreas tropicais do planeta, porém é no Sul e Sudeste asiático, principalmente na Índia, Paquistão e Bangladesh que estes ventos carregam chuvas torrenciais no período do verão, nos meses de junho a agosto.

As entradas eram financiadas pela Coroa portuguesa e saíam do litoral brasileiro, enquanto as bandeiras eram financiadas por particulares e saíam de São Paulo. Com o aumento de pessoas nas regiões das minas, surgiram nelas as primeiras cidades, como Ouro Preto, Mariana e Cidade de Goiás.

a) As rochas mais comuns na formação de cavernas são as calcárias (de relevos carcásticos), que são rochas sedimentares formadas por carbonato de cálcio.