Como se forma o sal de cozinha?

Perguntado por: ineves6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O cloreto de sódio é obtido pela evaporação da água de oceanos. É extraído em minas por meio de técnicas de mineração. É extraído em depósitos subterrâneos profundos por meio da dissolução em água (dissolve-se o sal presente no depósito) e posterior bombeamento.

No caso da obtenção do sal de cozinha, a água do mar é represada em tanques rasos chamados de salinas. Com o passar do tempo, o calor do sol e o vento fazem com que lentamente a água comece a evaporar. O sal então se cristaliza e é separado.

A composição da molécula de cloreto de sódio é dada por um átomo de cloro (Cl) e um átomo de sódio (Na), na proporção de 1 para 1. Os átomos dessa molécula são conectados por ligação iônica e formam íons Na + e Cl - quando dissociados em meio aquoso. Representação da molécula cloreto de sódio e seu arranjo cristalino.

O sal geralmente é produzido de três formas: mineração subterrânea, mineração por solução ou evaporação solar. Sendo a mineração por solução o método utilizado para produzir a maioria dos sais de cozinha.

O sal, mais conhecido como Cloreto de Sódio, é um mineral, extraído da água do mar ou de lago de água salgada por evaporação, um mecanismo de separação de misturas. O que acontece é o seguinte: existem regiões chamadas salinas, para onde a água salgada é canalizada. Nestes locais, a água fica parada e evapora.

A Salina Sertão, responsável pela produção da Flor de Sal Netuno, está localizada em uma área de 45 hectares, no município de Macau – Rio Grande do Norte, região tradicionalmente produtora de Sal Marinho – a maior do Brasil.

Quatro países - que juntos representam 50,3% dessa produção - despontaram como maiores produtores de sal, ou seja: EUA (21,6%), China (14,3%), Alemanha (7,5%) e Índia (6,9%). O Brasil participou com 2,9%.

Enquanto o sal marinho contém cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo, o refinado possui, basicamente, uma alta taxa de sódio. Teor de sódio: apesar de ambos conterem cerca de 40% de sódio em sua composição, o sal marinho pode apresentar um nível menor por conta do tamanho dos cristais.

O sal extraiu-se principalmente da evaporação da água marinha e da extração mineira de rochas com cloro sódico (halita). Hoje em dia o sal é um ingrediente comum mais na comida.

sal rosa do Himalaia

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.

O sal vegetal é feito a partir do processamento das folhas do aguapé, uma espécie aquática que prolifera na superfície das lagoas locais. A planta boia, com as folhas visíveis, e a raiz, submersa. A produção do condimento é uma atividade feminina e leva vários dias.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

Além do sal do mar, que é produzido em salinas, ele é retirado das minas. Na mineração subterrânea, o sal geralmente fica em depósitos criados há milhares de anos pela atividade tectônica. Shafts dão acesso ao corpo do minério.

O sal grosso passa por um processo de moagem com o objetivo de reduzir o tamanho dos cristais de sal, enquanto o refinado é alvo de um processo químico de aquecimento e refinamento, perdendo os traços de minerais que antes estavam presentes.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

Leitor apresenta Areia Branca, a capital do sal no Brasil.

Mossoró fica a 285 km da capital potiguar e é conhecida como a cidade do sol, petróleo e sal e vem crescendo vertiginosamente na área da construção civil.

A denominação "ouro branco" vem de uma época quando o sal era extremamente valioso para a economia dos reinados locais. Além de ser usado como moeda, o sal conservava os alimentos.

Conheça os motivos do Rio Grande do Norte ser o produtor de 94% de todo sal consumido no país. No Brasil, apenas os estados do Piauí, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte tem produção de sal marinho, o tipo preferido dos lares brasileiros.