Como se forma o grau superlativo?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Há dois tipos de superlativo absoluto: Superlativo absoluto analítico - é acompanhado por um advérbio. Exemplo: Ele é demasiadamente atencioso. Superlativo absoluto sintético - é acompanhado por um sufixo, geralmente -íssimo.

O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.

Significado de Superlativo
Que se aumenta ou engrandece até o mais elevado grau ou ponto: a fazenda era a demonstração superlativa de sua ostentação. substantivo masculino [Gramática] Num adjetivo e/ou advérbio, o que demonstra a característica capaz de definir sua inferioridade ou superioridade.

Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. No superlativo relativo, essa intensificação é feita em relação a todos os demais seres do conjunto. Superlativo relativo de inferioridade – Paulo é o menos esforçado da família.

O grau mais alto do adjetivo feliz é felicíssimo.

Usa-se o superlativo toda vez que queremos expressar a qualidade de um adjetivo no seu mais alto grau. Não há comparações com outros seres, uma vez que a intenção é intensificar uma determinada característica. Mary is the most intelligent girl of our class. (Mary é a garota mais inteligente da nossa sala).

Para o superlativo, usamos o artigo definido THE antes do adjetivo e acrescentamos –EST ao mesmo, ou usamos a expressão THE MOST antes do adjetivo. Em muitos casos, ambas as formas são usadas, embora uma delas seja mais comum que a outra.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

Como regra geral, esse superlativo possui a seguinte fórmula: Sujeito + verbo + the + adjetivo no superlativo + objeto.

Paupérrimo é o superlativo de pobre com origem no superlativo latino pauperrimus. Pobríssimo é o superlativo formado pelo adjetivo pobre e pela terminação regular -íssimo.

Respostas: Grau superlativo absoluto sintético: Dificílimo, facílimo, simplíssimo, quentíssimo, amicíssimo e satisfeitíssimo.

O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário. O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.

Escreva grau superlativo de Alto triste inteligente amigo magro agradável e poco. Altíssimo, tristíssimo, inteligentíssimo, amicíssimo, magérrimo, agradabilíssimo.

Alguns adjetivos formam o grau comparativo de superioridade de modo irregular, com formas sintéticas.

  1. (mais) bom = melhor.
  2. (mais) mau = pior.
  3. (mais) grande = maior.
  4. (mais ) pequeno = menor.

O Danilo é muito alto. Grau superlativo absoluto sintético: O Danilo é altíssimo.

macérrimo

Por se apoiar na raiz latina, macérrimo é considerada a forma erudita do superlativo absoluto sintético de magro. Outra flexão possível é magríssimo, que se apoia na forma portuguesa do adjetivo. No Brasil, é muito comum o emprego de magérrimo.

bravíssimo (adjetivo) -

Os exemplos são do tipo tristíssimo (triste em alto grau), facílimo (fácil em alto grau) ou paupérrimo (pobre em alto grau).

Para fazer o superlativo com o adjetivo far, que significa “longe”, escreve-se the farthest.

A forma popular é formada pelo radical do adjetivo mais o sufixo -íssimo. Observe os exemplos: A população daquele país é pobríssima!

Usamos a forma comparativa para comparar duas coisas e a forma superlativa para dizer que algo/ alguém é superior em algo.