Como se forma o feminino dos substantivos terminados em eu?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O feminino dos substantivos terminados em -eu é formado substituindo-se a terminação -eu por -eia. A palavra "judeu" é uma exceção, pois seu feminino não segue essa regra. O feminino de judeu é judia. O feminino dos substantivos biformes terminados em -e é formado substituindo a terminação -e por -a.

Substantivos terminados em s: monossílabos e oxítonos: acrescenta-se es; não oxítonos ficam invariáveis. Substantivos terminados em x: ficam invariáveis. Substantivos terminados em ão. Há três formas de plural: ãos, ães, ões.

As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino.

1) Substantivos terminados em –o átono formam o feminino ao substituir a desinência por –a. Exemplos: gato - gata, lobo - loba, menino - menina. 2) Substantivos terminados em consoantes formam o feminino com o acréscimo do –a. Exemplos: freguês - freguesa, deus - deusa, contador - contadora.

O feminino de sapo é sapa; rã e perereca são epicenos: rã macho; rã fêmea; perereca macho; perereca fêmea.

Substantivos uniformes são aqueles que apresentam apenas uma forma para representar os gêneros masculino e feminino dos seres. Eles são classificados em: epiceno, comum de dois e sobrecomum. Os Substantivos biformes são aqueles que apresentam duas formas distintas para marcar os gêneros masculino e feminino dos seres.

O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.

* Aqueles terminados em “-ão” têm seu feminino formado pela troca de tal terminação por “-ã” ou “-oa”.

A formação do plural dos substantivos terminados em -r, -z e -s é feita acrescentando -es à palavra no singular.

- Substantivos terminados em -r ou -z formam seu plural acrescentando-se -es. - Substantivos oxítonos ou monossílabos tônicos terminados em -s formam seu plural acrescentando-se -es.

Em geral, temos por regra que todos os substantivos masculinos são caracterizados pela desinência “o”, enquanto os substantivos femininos são classificados pela desinência “a”. Portanto, uma maneira muito simples de encontrar qual é o gênero de uma palavra é verificar em que desinência ela termina.

Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.

Respondendo à pergunta, o feminino de cabrito é cabrita.

Para pardal temos registadas as formas pardaleja, pardaloca, pardeja ou, ainda, pardoca.

Na maioria dos substantivos terminados em -or (forma masculina) acrescentamos -a na sua forma feminina. Porém, alguns substantivos terminados em -or (forma masculina) substituem o sufixo -or por -eira em sua forma feminina.

Significado de Pata
substantivo feminino A fêmea do pato.

coelha (nome feminino) -

ti·gre·sa |ê| 1. Fêmea do tigre. 2.

Faz referência ao gênero feminino e masculino
Na gramática, o substantivo comum de dois gêneros é o tipo de substantivo que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o seu termo. Ele é classificado como um substantivo uniforme, que é o substantivo que apresenta apenas uma forma (uma escrita).

O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”. Fernando foi picado por uma cobra fêmea. Nasceu um panda macho no zoológico.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.