Como se forma o comportamento?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno. Existem diversos modos de comportamento, que variam consoante as circunstâncias em questão. O comportamento consciente é aquele que se realiza na sequência de um processo de raciocínio.

Conceitualmente, o comportamento pode ser entendido como a maneira da pessoa se comportar, sua conduta, a forma como reage, seus costumes. O comportamento é considerado como o conjunto de atitudes e reações de um indivíduo em face ao meio social, influenciando o ambiente e sendo influenciado por ele.

Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..

Uma das explicações encontradas pela psicologia para avaliarmos o comportamento alheio são as mudanças que cada indivíduo passa desde a infância até a fase adulta e que ao longo dos anos moldam seu caráter, sua personalidade e sua identidade.

O nosso DNA possibilita e favorece determinados tipos de comportamento, mas não determina nada. “Os genes não restringem a liberdade humana – eles a possibilitam”, diz Matt Ridley, autor do livro O Que Nos Faz Humanos, em um artigo para a revista New Scientist.

Porque a maioria dos nossos comportamentos são determinados pelo inconsciente. Pode parecer estranho diante do fato de que somos seres racionais, mas quase sempre vivemos no “piloto automático” do inconsciente. E é nesse lugar, o inconsciente, que moram nossas emoções, sentimentos e até mesmo algumas crenças.

O comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.

Comportamento passivo, agressivo e assertivo.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização. Cada empresa procura por profissionais com características específicas e que sejam compatíveis com seus valores, objetivos e perfil das equipes e colaboradores.

Consideramos quatro principais funções do comportamento: estimulação sensorial, fuga, acesso à atenção e acesso aos tangíveis.

Uma maneira simples de entender os fatores humanos é conhecer três aspectos: o trabalho, o indivíduo e a organização, e com isso, pensar em como eles impactam os comportamentos de saúde e segurança.

Os 8 processos psicológicos básicos são: 1) Percepção, 2) Sensação; 3) Atenção; 4) Pensamento e linguagem; 5) Motivação; 6) Emoção; 7) Memória; 8) Aprendizagem e inteligência.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

A nossa sociedade está em constantes mudanças: econômica, tecnológica, social, política, e tantas outras. Todas elas afetam de maneira única o comportamento de cada pessoa e como ela irá se relacionar com o ambiente a sua volta.