Como se forma a cidade?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Antigamente as pessoas se mudavam e, juntas, formavam uma vila ou povoado. Conforme esse vilarejo crescia, formavam-se as cidades. Esse desenvolvimento foi em decorrência das pessoas mudarem do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida.

As primeiras cidades que se conhece foram erguidas em, aproximadamente, 4.000 a.C. nas proximidades do Rio Eufrates, na Mesopotâmia, para aproveitar as terras férteis que o rodeava, assim, plantavam de tempos em tempos, pois as civilizações eram seminômades.

6 pilares que fazem uma cidade pequena crescer:

  1. A renda per capita;
  2. As principais atividades econômicas da cidade;
  3. As particularidades tributárias;
  4. A escolaridade dos habitantes;
  5. As principais atividades profissionais;
  6. A presença de polos industriais, comerciais ou tecnológico.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais. Cidades locais: são cidades que exercem um grau de influência sobre uma área não muito elevada.

As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque), depois vieram as cidades do Vale do Nilo, do Indo, da região mediterrânea e Europa e, finalmente, as cidades da China e do Novo Mundo ¹.

A criação de cidades no Brasil data do início da colonização pelos portugueses. Os primeiros núcleos urbanos brasileiros se localizavam no litoral do país, uma característica que é própria da ocupação do território nacional feita pelos colonizadores.

Como acontece o desenvolvimento histórico da cidade? R. As cidades surgem a muito tempo, seu conceito é de um assentamento permanente, onde as pessoas se reúnem e surge outras atividades além da agricultura, como por exemplo o comércio.

O crescimento urbano pode ser horizontal ou vertical:

  • Crescimento horizontal: formação de novos bairros, o que, no longo prazo, pode fazer com que o território atinja cidades vizinhas;
  • Crescimento vertical: construção de prédios com vários andares, seja para moradia ou trabalho.

As cidades do futuro precisam ser pensadas com base nas tecnologias digitais, mas não só isso, a tecnologia deve ser encarada como uma ferramenta para obter cidades mais resilientes e mais humanas. As tecnologias são essenciais, mas precisam ser trabalhadas em conjunto com tudo o que representa a cidade.

Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É um fenômeno de concentração urbana e conseqüente crescimento e desenvolvimento das cidades. Uma sociedade é considerada urbanizada quando a população urbana ultrapassa 50%.

A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).

O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.

São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.