Como se fazia gelo em 1920?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Colocava-se um copo menor dentro de um copo maior e enchia-se de água entre o espaço entre os dois. O conjunto era coberto de neve e sal. O curioso processo de gelo artificial, rudimentar, foi adotado na França. Somente alguns anos depois que o gelo chegou ao processo que você conhece hoje.

Durante séculos o gelo tinha sido feito com água fervida para expelir o ar, depois coletando a evaporação em panos molhados; a evaporação fazia o gelo nas noites frias do inverno.

O líquido congelava com o frio da noite. Os faraós tiravam gelo das montanhas e o conservavam em subterrâneos úmidos, construídos à beira do rio Nilo.

Durante o inverno, a água congelava durante a noite, e o gelo era estocado em uma sala subterrânea, protegida por um domo, com paredes de até 2,5 metros de espessura, coberto por uma mistura de areia, argila, clara de ovo, pelo de cabra, cinzas e cal. O resultado era um isolamento térmico quase perfeito.

Ao contrário do gelo comum, esse gelo dura mais porque ele é composto por um gel a base de Polímero Acrílico, o que lhe garante mais tempo de eficácia na manutenção da temperatura.

Enquanto isso, o fim do comércio de gelo estava à vista antes mesmo de começar. Já em 1748 se sabia que era possível resfriar a água artificialmente com o uso de equipamentos mecânicos.

Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos. No início, ele era mais parecido com a atual raspadinha, não levava leite e geralmente era feito com neve, suco de frutas e mel.

Para armazenar o gelo, o processo utiliza apenas física, sem a necessidade de energia. Com um cano, colocado a uma altura de mais de 60m na montanha, ele capta a água derretida dos cumes das montanhas, que se solidifica devido ao ar mais frio, e o armazena em um local próximo.

7 de dezembro de 1926

A empresa norte-americana Servel registrou a patente de invenção de uma geladeira doméstica em 7 de dezembro de 1926 e a apresentou ao mercado poucos dias depois. Funcionando a gás, silencioso e funcional, o aparelho foi planejado e construído pelos estudantes suecos Carl Munters e Baltzar Von Platen.

No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos.

Quando a maioria das pessoas fala sobre a “idade do gelo”, geralmente se refere ao último período glacial, que começou há cerca de 115.000 anos e terminou há cerca de 11.000 anos com o início do atual período interglacial.

Coletava-se neve das montanhas ou blocos de gelo de lagos e rios congelados. Isso era estocado em câmaras isoladas com serragem ou debaixo da terra, e podia durar meses.

Neve e gelo, córregos, molas, cavernas e adegas eram bastante usados para refrigerar alimentos.

Em 400 A.C., engenheiros persas haviam dominado a técnica de utilização de Yakhchals para criar gelo no inverno e armazená-lo no verão no deserto. Na maioria dos Yakhchals, o gelo surge espontaneamente durante as estações frias do ano.

Tinha assim, o gelo. Cleópatra enchia de neve pequenas valas escavadas nos jardins de seu palácio real e nelas depositava jarros cheios de água, o líquido se transformava em gelo com o frio da noite. Os faraós tiravam gelo das montanhas e o conservavam em subterrâneos úmidos, construídos a beira do Rio Nilo.

Como Saladino toma água com gelo no deserto. Grandes barras de gelo eram cortadas e transportadas até as casas de gelo e armazenadas como blocos sobre blocos, mantendo o ambiente super gelado retardando a diluição por um período longo de tempo.

12 horas

- O tempo médio de congelamento do Gelo Reutilizável é de 12 horas e para isso, deve ser levado ao congelador a uma temperatura mínima de -18C. - O tempo de descongelamento pode ser até 30% maior quando comparado com o gelo convencional.

Continuar lendo Fazia ou fazia dias?