Como se fazer uma defesa?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O primeiro ponto e um dos mais essenciais: seja direto. Evite parágrafos muito longos e tente não ficar dando voltas no assunto. Vá direto ao ponto. Isso não significa que você deva deixar de abordar os pontos importantes, mas que deve fazer isso de uma forma sucinta.

Excelentíssimo promotor de justiça, é uma honra também trabalhar tendo Vossa Excelência na parte adversa. Será grande o embate obviamente pelo preparo e envergadura de Vossa Excelência, permeado por algo que é inerente ao júri, qual seja, a paixão, nós pela defesa e Vossa Excelência pela acusação.

A linguagem do advogado deve ser adequada ao ouvinte, pois a finalidade é ele entender os pormenores do caso e, principalmente, a argumentação do defensor. Clareza, objetividade e palavras simples e bem colocadas são diferenciais no convencimento.

Na hora de fazer a sua defesa no PAD, faça sempre um resumo com tudo o que aconteceu durante o processo. Esse resumo vai te ajudar a repassar por todos os fatos do PAD e abordar possíveis irregularidades.

Quais são os mecanismos de defesa? Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

De forma muito resumida, o advogado de defesa é o responsável por assegurar os direitos do réu durante um processo criminal. Se um homem chamado José for acusado de cometer um assassinato, por exemplo, ele será réu de uma ação. Para defender-se, precisará de um advogado.

Qual o papel de um advogado de defesa? De forma muito resumida, o advogado de defesa é o responsável por assegurar os direitos do réu durante um processo criminal. Se um homem chamado José for acusado de cometer um assassinato, por exemplo, ele será réu de uma ação. Para defender-se, precisará de um advogado.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

O que os especialistas indicam para os advogados tímidos

  1. Não foque no sofrimento. Ok, explicando isso. ...
  2. Pratique. A oratória para advogados, embora muitos digam ser um dom, precisa de muita técnica. ...
  3. Proponha interação. ...
  4. Faça uma pausa. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Durante uma audiência, contudo, exige-se determinado comportamento por parte dos presentes, visando manter a ordem e a prática da justiça.
...
5. Passe uma boa imagem profissional

  1. Postura cordial;
  2. Educação;
  3. Tom de voz adequado;
  4. Firmeza nas palavras.

Inicialmente o depoente é perguntado, pelo Juiz, sobre suas informações pessoais. Nome, idade, endereço, profissão e tudo mais que servir para identifica-lo é solicitado pelo magistrado. Além disso, a testemunha é questionada sobre seu relacionamento e/ou grau de parentesco com o Réu.

Objetividade: A testemunha deve se ater aos fatos, sem expor opiniões pessoais ou realizar qualquer juízo de valor. Ha exceção quando o juízo de valor é necessário para reprodução dos fatos.

Algumas perguntas importantes são:

  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sua sessão desta quarta-feira (07), sua 5ª Súmula Vinculante para estabelecer que, em processo administrativo-disciplinar (PAD), é dispensável a defesa técnica por advogado.