Como se faz uma resenha?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Como fazer uma resenha em 7 passos

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Apesar de muitos confundirem esses dois modos de escrita, eles não são iguais. De uma maneira simples, podemos dizer que o resumo busca sintetizar um texto, e a resenha tem como objetivo ser algo mais crítico e opinativo.

deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Tipos de resenha
Pode-se falar em pelo menos três tipos de resenhas: resenha descritiva; resenha crítica; resenha científica.

Embora não exista um limite de páginas, recomenda-se que o conteúdo tenha de 6 a 10 parágrafos. Isso dá em torno de duas páginas. A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências bibliográficas (pode usar o recurso da nota de rodapé para citar os autores) e sem anexos.

Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas. E, por fim, a conclusão, que é o fechamento da linha de raciocínio.

A resenha deverá ser composta pelos seguintes elementos: TÍTULO: deverá ser atribuído um título a resenha, diferente do título da obra resenhada e apresentar-se em caixa alta e em negrito com exceção do subtítulo (se houver);

Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.

Resenha é um gênero textual que traz levantamentos de alguma obra (livro, filme etc.) sob o ponto de vista de um leitor. Esse gênero pode apresentar um viés crítico ou não.

Qual a estrutura de uma resenha? Descreve as propriedades da obra (descrição física); • Relata as credenciais do autor; • Resume a obra; • Apresenta suas conclusões e metodologia empregada; • Quadro de referencias que o autor utilizou; • Avaliação da obra; • A quem a obra se destina (dissertação).

No caso de ser uma resenha crítica acadêmica é obrigatório citar a obra nas normas da ABNT e isso deve estar antes da introdução. Nas normas da ABNT, as citações das obras é feita da seguinte maneira: sobrenome e nome do autor, título da obra, edição, local, editora e ano da publicação. Exemplo: BOSI, Alfredo.

Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.