Como se faz uma PA?

Perguntado por: obarros6 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A soma dos termos de uma PA é dada pela multiplicação da metade do seu número de termos pela soma do primeiro com o último termo. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica que segue a lógica a seguir: um elemento é igual ao anterior somado com uma constante real.

Para obter a fórmula do termo geral da PA, basta fazer o mesmo que foi feito no exemplo anterior e tentar descobrir o termo an. Portanto, dada a PA (a1, a2, a3, a4, a5, …) Encontre o centésimo termo de uma PA cujo primeiro termo é 11 e a razão é 3.

Pressão Arterial (PA) é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes internas das artérias ao ser bombeado do coração para todo o organismo.

Exemplo: (2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23...) Essa é uma sequência que pode ser classificada como progressão aritmética, pois a razão r = 3 e o primeiro termo é 2.

O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidades (SI). Equivale à força de 1 N aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m².

O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos. Essa fórmula pode ser obtida a partir de uma análise dos termos da PA.

1) Encontre o 15º (décimo quinto) termo da progressão aritmética: (1, 4, 7, 10, 13, 16, …) A razão de uma PA pode ser determinada subtraindo um número da sequência pelo seu antecessor. Portanto, o 15º termo é 43.

Resposta: a PA possui 9 termos.

Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva. Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, até ultrapassar, de 20 a 30 mmHg, o nível estimado da pressão sistólica. Proceder a deflação, com velocidade constante inicial de 2 a 4 mmHg por segundo.

Mantenha o braço do paciente na altura do coração. Palpe o pulso radial, posicione o estetoscópio sobre a artéria braquial e infle o manguito até o desaparecimento do som. Faça a deflação com uma velocidade constante de 2 a 4 mmHg/segundo. Determine a pressão sistólica máxima no momento do aparecimento do primeiro som.

O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, e os tipos mais usados são os de coluna de mercúrio e o ponteiro (aneróide), possuindo ambos um manguito inflável que é colocada em torno do braço do paciente.

A progressão aritmética (PA) representa uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e o seu antecessor possui o mesmo valor. A diferença comum entre esses termos é dada por uma constante, “r”, chamada de razão da progressão aritmética.

A fórmula do termo geral de uma PA é uma expressão usada para encontrar um termo qualquer de uma progressão partindo do primeiro termo e da razão.

Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados.

Assim, a soma dos 30 primeiros termos da PA é 3105.

Se r=0 , então a PA é constante, sendo assim, o 100° termo é o mesmo, ou seja, igual a 3.

Resposta. Essa é uma P.A. de razão 6, pois 9-3=6, 15-9= 6. Sabendo a razão, podemos utilizar a fórmula do termo geral da P.A. e descobrimos o a50.